Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
26 de setembro de 2022

Importações de leite em pó são as maiores do ano 

ESPECIAIS
Fonte: www.terraviva.com.br com dados do Ministério da Economia | Foto de capa: Terra Viva

Exp/Imp (média diária) – A média diária das exportações de produtos lácteos, até a 4ª semana de setembro de 2021, subiu tanto em valor como em volume, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

As três categorias tiveram aumento. O percentual final do crescimento das exportações foi de 38,3% e 37,9% em valor e volume, respectivamente, na comparação com a média diária de setembro de 2021.  

A média diária das importações também subiu, 175% e 140,3% em valor e volume, respectivamente, na comparação com setembro de 2021. Embora tenha havido crescimento nas importações de todas as categorias, o destaque ficou para a categoria Leite (+240,8%) em valor e (+186,3%) em volume.

O crescimento das importações, em todas as comparações, segue a tendência de aumento desde o início do ano, mas, acentuou, em especial, a partir de abril, um movimento que não foi acompanhado pelas exportações. A categoria que mais cresceu foi a de Leite, e a média diária de agosto para setembro subiu 23% em valor e 28% em volume.

Embora tenha havido crescimento das exportações, elas representaram apenas 15,6% das importações totais de produtos lácteos.  

O preço médio de todas as categorias subiu de setembro de 2021 para setembro de 2022, exceto o valor de exportação da categoria Queijo, que caiu quase 10%, mas a cotação média do Queijo importado é 7% menor do que o valor de exportação.  

A categoria, Manteiga, ao contrário, está com o preço de exportação 43% acima do valor de um ano atrás, e é 12% acima do preço de importação. Entretanto, a categoria representa apenas 3,3% das exportações brasileiras de produtos lácteos.

A categoria Leite, que representa 76% de nossas importações, tem o maior peso no resultado final, e a cotação para exportação é menos de 60% do valor pago com a importação de produtos da mesma categoria.

Com estes desempenhos, o déficit médio diário saltou de US$ 1.523 mil em setembro de 2021, para US$ 4.651 mil até a quarta semana de setembro de 2022, sendo o maior déficit do ano.

O valor acumulado até agora mais que dobrou em relação ao valor total registrado com importações em setembro do ano passado. E, se for mantida a média diária nos 5 dias úteis que faltam até o final do mês, setembro registrará o maior valor e o volume com importações de lácteos do ano.  

 >> Acesse aqui a Tabela de Dados

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado