Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
27 de setembro de 2022

Nestlé aposta em tecnologia 5G para sua fábrica de Caçapava (SP)

NEGÓCIOS
Fonte:  SuperVarejo | Foto de capa: Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

Tecnologia 5G - Para impulsionar a transformação digital da companhia, a Nestlé acaba de concluir a etapa de implementação do 5G em sua fábrica localizada em Caçapava (SP), habilitada pela Embratel com 5G da Claro e usando tecnologia de redes privativas 5G da Ericsson. Essa é a primeira vez que a tecnologia está sendo aplicada para a indústria 4.0 na América Latina.

A empresa buscava apoio tecnológico para respaldar a jornada de inovação e aceleração da produção de sua fábrica, além de auxiliar a evoluir de uma fábrica automatizada para uma autônoma.

Realidade aumentada

A Nestlé tem incorporado, ao longo dos últimos anos, novas linhas, robôs, automação e realidade aumentada, com benefícios em produtividade, eficiência e aproveitamento de pessoas, atingindo ganhos importantes por meio da transformação digital. Também foram implementados novos processos usando óculos de realidade virtual que conectam o colaborador da unidade com qualquer pessoa em qualquer país. Com essa tecnologia, é possível realizar treinamentos para implementar máquinas recém-chegadas e novas linhas, receber orientações sobre ajustes de equipamentos, melhorias e manutenção remota, tudo sem sair da unidade. O equipamento permite que uma pessoa de fora tenha a visão de dentro da planta, podendo, inclusive, realizar manutenção de forma remota. Agora, com o 5G implementado, todo esse ecossistema digital se tornará ainda mais confiável, disponível e abrangente.

“Esse é mais um passo na jornada de inovação e transformação digital realizado pela Nestlé no país, em especial em nossa fábrica de Caçapava, conhecida por desenvolver as novas tecnologias que são, posteriormente, implementadas em outras unidades industriais da empresa”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil.

Tecnologia na fábrica

O 5G também vai levar enormes benefícios para a operação de veículos autoguiados (AGV) na fábrica. Com redução na latência, o controle do equipamento passa a ocorrer quase em tempo real e de forma remota, possibilitando que seja usado com mais segurança, prevenindo riscos de colisões. Além disso, vai permitir uma maior complexidade da operação, adicionando mais AGVs, e impactando positivamente na capacidade produtiva da fábrica. Por fim, o uso do 5G pode promover no futuro o aumento substancial do volume de dados, permitindo integrar nos equipamentos sistemas de visão computacional e inteligência artificial de forma remota.

“Entre os diferenciais que a tecnologia 5G proporciona ao ambiente industrial destacam-se a alta taxa de transferência de dados, a latência, que no nosso caso faz muita diferença porque os dados serão transferidos dentro da rede até 25 vezes mais rápido que no 4G, e a ampla quantidade de dispositivos que podem ser conectados em uma mesma rede. Essas características proporcionam uma nova realidade à indústria que vai mudar e simplificar o ambiente físico da fábrica”, explica Gustavo Moura, gerente do Programa de Transformação Digital para Operações da Nestlé Brasil.

Acesse aqui a matéria na íntegra

 

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado