Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
30 de novembro de 2022

Governo leva candidatura do queijo minas artesanal a patrimônio imaterial da humanidade no Marrocos

DESTAQUE
Fonte: Secretaria de Agricultura MG | Foto de capa:  Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Queijo minas  - Uma comitiva composta por representantes dos governos de Minas e federal, juntamente com os produtores de queijo do estado, chegou a Marrocos para promover os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal.

A promoção deste bem cultural integra a programação da 17ª Sessão do Comitê Intergovernamental para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Rabat.

O trabalho faz parte do movimento iniciado pelo Governo de Minas e governo federal para candidatar os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal à lista Representativa do Patrimônio da Humanidade. A inscrição, que será oficializada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) a partir da documentação apresentada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), deverá ocorrer ainda em dezembro deste ano.

A secretária adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa reforça a importância desse momento. "É uma honra estarmos aqui no Marrocos, na 17ª Reunião de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Unesco. Viemos para representar os modos de fazer o queijo minas artesanal com o intuito de promover esse nosso importante patrimônio imaterial. É muito necessário que juntos possamos fortalecer nossa cultura, nossa arte e também os saberes tão importantes para Minas Gerais", afirma.

No primeiro compromisso da semana na capital marroquina, a comitiva de Minas Gerais realizou uma visita à Embaixada do Brasil em Marrocos. Em seguida, a equipe participou da abertura do evento e apresentou aos visitantes os queijos e as delícias feitas a partir desse ícone da cozinha mineira.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), um dos parceiros que participa da missão, montou exposição imersiva que conta as histórias, o modo de vida e a produção dos queijos artesanais no estado, e ainda levou para o Marrocos a chef Bruna Martins para preparar degustações de iguarias representativas da culinária de Minas Gerais.

Nesta segunda e terça-feira (28 e 29/11), produtores de queijo mineiros realizaram ainda visitas a fábricas de laticínios marroquinas e à Cooperativa Comepsa para trocar experiências.

O superintendente de Abastecimento e Cooperativismo da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Gilson de Assis Sales, comemora a missão. "Esta possível nova conquista para o Queijo Minas Artesanal fortalece a imagem do nosso produto no Brasil e no mundo, consolida a sua posição de vanguarda e funciona como um reforço na abertura de novos mercados", afirma.

A programação se estende até o sábado (3/12) com palestras, visitas técnicas e reuniões entre autoridades internacionais e o grupo envolvido na candidatura.

Acesse aqui a matéria na íntegra   

 

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado