Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
30 de novembro de 2022

Bovinocultura de leite é tema de dia de campo em Alegria

DESTAQUE
Fonte: EmaterRS | Foto de capa: Imagem de David Mark por Pixabay

Bovinocultura de leite - Produtores de leite de Alegria participaram de dia de campo sobre a atividade leiteira na última sexta-feira (25/11). A ação, promovida pela Rhoden Lácteos, contou com o apoio da Emater/RS-Ascar e reuniu 61 bovinocultores dos municípios de Alegria, Chiapeta, Independência, Inhacorá, São Valério do Sul e Três de Maio, no CTG Querência Alegre.

Os participantes foram recepcionados com um café da manhã. A prefeita de Alegria, Terezinha Zawaski, prestigiou o evento e parabenizou a empresa promotora pela sua trajetória no município e destacou a importância dos produtores e da atividade leiteira para a economia da região.

O extensionista social da Emater/RS-Ascar Alfeu Müller apresentou os resultados do diagnóstico realizado sobre a cadeia produtiva do leite no município. Segundo o levantamento realizado pelo Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em todo o meio rural existiam em 2016, 191 pecuaristas que produziam no total 12 milhões de litros de leite. Cinco anos depois, o levantamento realizado em outubro de 2022 apontou que existem ainda 98 produtores de leite no município, no entanto, apesar desta redução ampliou-se a produção, que hoje está em aproximadamente 14,4 milhões de litros ao ano. O contexto reflete as melhorias no manejo e na adoção de tecnologias adotadas pelos produtores, bem como maior inserção da assistência técnica.

O extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar, médico veterinário Jorge João Lunardi foi um dos sete palestrantes do evento. Em sua fala, abordou sistemas de produção: vantagens e desvantagens, destacando formas de manejo para o controle de doenças e patógenos que interferem na produtividade do leite, assim como a importância do conforto e bem-estar animal. Lunardi também deu ênfase à qualidade do leite como um ponto fundamental para atender às demandas sociais e de mercado.

Com foco na abordagem dos problemas e soluções para a produção de leite sustentável, as demais palestras discorreram sobre os temas confecção de silagem, com ênfase nos ajustes de dieta para evitar perdas com anomalias no leite, ministrada pelo zootecnista Maurício Baumbach; controle da mastite e uso racional de antibiótico, abordadas pelas zootecnistas Patrícia Glombowsky e Bruna Maria Durante Zancanaro, respectivamente, assim como a eficiência com resultado ao produtor; imunidade e qualidade do leite; soluções financeiras para o agronegócio e crédito rural, destacados pelos agente do Sicredi, Thiago da Costa e Charles Leidemer; e gestão da pecuária leiteira e custos de produção abordadas pela zootecnista do SENAR, Yonara.

A avaliação feita pelos agricultores foi positiva, destacando a importância de relembrar aspectos fundamentais para a produtividade e a qualidade do leite, e reiterar as suas interfaces com o bem-estar animal e a saúde do trabalhador na atividade leiteira.

Acesse aqui a matéria na íntegra   

 

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado