Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
7 de junho de 2023

RIO GRANDE DO SUL – Município de Marau recebe carregamento de milho para venda pelo ProVB

SETORIAL
Fonte: Conab | Foto de capa: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay

Milho - Um total de 2.500 toneladas de milho em grãos será disponibilizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para venda a criadores rurais de pequeno porte no município de Marau/RS.

Os primeiros carregamentos devem chegar nesta semana à unidade de venda de milho do Programa de Venda em Balcão (ProVB). A comercialização está prevista para começar a partir do dia 15 de junho.

As operações têm como objetivo o abastecimento do programa, pelo qual a CONAB oferta a venda de milho em grãos para pequenos criadores que utilizam o produto na ração animal. Atualmente, o ProVB conta com aproximadamente 75 criadores cadastrados em Marau e 528 ao todo no estado. No ano passado, foram comercializadas 8.933 toneladas de milho, auxiliando uma média mensal de 181 pecuaristas gaúchos. 

“Tínhamos uma demanda por milho na região, especialmente por causa da estiagem, e a CONAB atuou para responder às necessidades dos pequenos criadores. Com este carregamento, toda a capacidade do armazém de Marau será preenchida”, ressalta o presidente Conab, Edegar Pretto.

Além de Marau, o Rio Grande do Sul possui milho disponível para comercialização em Cruzeiro do Sul, Santa Rosa e Erechim. O preço da saca de 60 kg nesta 1ª quinzena de junho varia de R$ 56,40 a R$ 69,00, dependendo da localização. Os valores são reavaliados a cada quinzena, conforme comportamento do mercado local.

O programa é destinado aos pequenos criadores, entre suinocultores, avicultores, bovinocultores, caprinocultores, ovinocultores, bubalinocultores (búfalos) e coturnicultores (codornas), que sejam detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ativa ou que, embora não a possuam, atendam os critérios de enquadramento.

Para participar do ProVB, os criadores devem procurar a CONAB ou o escritório da Emater ou ainda o Sindicato Rural do município e realizar o cadastro, que deve ser atualizado anualmente e permite o acesso mensal aos estoques públicos, de acordo com o tamanho do plantel. É necessário realizar a inscrição no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), disponível no portal da CONAB, informar os dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e fazer o upload de documentos como RG, CPF, comprovante de endereço da propriedade, DAP ou CAF-PRONAF ativos, entre outros. 

O quantitativo de milho para abastecimento de Marau está sendo removido dos estoques públicos depositados em Santa Catarina, por meio de transporte contratado em leilão eletrônico da Companhia, no Aviso de Frete Nº 21/2023. Para mais informações sobre o cadastro e a compra de milho no Rio Grande do Sul, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail rs.milho@CONAB.gov.br, ou pelo telefone (51) 3314-4167.

Acesse aqui a matéria na íntegra

 

 

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado