Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
20 de novembro de 2023

Aumenta o volume das importações e exportações de produtos lácteos na 3ª semana de novembro de 2023

ESPECIAIS
Fonte: www.terraviva.com.br com dados da SECEX/MDIC | Foto de capa: Terra Viva

Exp/Imp (média diária) – A média diária das exportações brasileiras de produtos lácteos até a terceira semana de novembro de 2023 é 30,6% superior à registrada no mesmo mês de 2022. A categoria Leite foi a principal impulsionadora desse resultado, já que a categoria Queijo caiu mais de 40,9% em valores e 25,7% em volume, e a categoria Manteiga ficou estável, além de representar somente 1,6% das divisas com os lácteos vendidos.  

Mas junto com o crescimento das exportações, também houve crescimento das importações. A média diária subiu 8,2% em relação à média de novembro de 2022 em divisas e 26,3% em volume.

O principal aumento foi registrado nas compras de produtos da categoria Queijo, 33,3% em valor e 49,7% em toneladas.

A categoria Leite também cresceu 3,9% em dólar e 23,5% em volume. A importação da categoria Manteiga caiu 22,3% e 21,1% em valor e volume, respectivamente, em comparação com um ano atrás.

Cabe ressaltar que os preços, de todas as categorias caíram de novembro de 2022 para novembro de 2023, tanto de exportação como de importação. O maior declínio foi registrado nas vendas de Queijos, -20,5%, e nas importações de Leite, -15,9%.

Levando em consideração que a principal categoria exportada – Leite - tem o menor valor dentre as categorias, o crescimento registrado com a venda da categoria foi anulado pelo aumento das compras da categoria Queijo, composta por produtos de maior valor agregado. E assim, o déficit médio diário de novembro, até a 3ª semana, aumentou, não somente em relação à média de outubro, mas também em relação à média de novembro de 2022. Na comparação interanual o déficit médio diário subiu 5,6%, saindo de -US$ 3.536 mil para -US$ 3.735 mil. Em toneladas, o aumento do déficit foi de 21%.

Em relação ao mês anterior, houve crescimento de 3,3% e 6,2%, em divisas e toneladas, respectivamente.   

 

>> Acesse aqui a Tabela de Dados

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado