TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Caem as importações de Leite em pó e aumentam as de Queijo, nas 3 primeiras semanas de agosto

ESPECIAIS

20 Aug 2024
Fonte: www.terraviva.com.br com dados do Ministério da Economia | Foto de capa: Terra Viva

Exp/Imp (média diária) – Em dólares, a média diária das exportações de produtos lácteos até a 3ª semana de agosto caiu -13,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, embora tenha caído na comparação com julho de 2024.    





 

No entanto, houve aumento de 16,3% do volume exportado, o que não se viu refletido nas divisas, em decorrência da redução significativa dos preços de exportação das duas principais categorias, Leite (-25,3%) e Queijo (-24,8%), entre agosto de 2023 e agosto de 2024.  

A Manteiga apresentou um recuo menos pronunciado, de 0,5%, mas também é um produto que representa, até agora no mês de agosto, apenas 1% de todo o volume de lácteos exportados.


A média diária das importações totais de produtos lácteos, até a terceira semana de agosto de 2024, aumentou 0,5% em valor e 4,5% em volume, na comparação com agosto de 2023. 

A categoria Leite teve recuo na média diária de importação na comparação interanual, nas duas variáveis; -6,7% em dólar e -1,1% em toneladas. Os preços também caíram 5,7%, de agosto de 2023 para agosto de 2024, apesar de terem subido 2,7% em relação a julho de 2024.

As importações de Queijo permanecem em níveis elevados em 2024, de tal forma que, de janeiro até agora, o volume total de queijos importados já é 40% superior ao volume registrado no mesmo período de 2023. Em todos os meses houve crescimento na compra de queijos na comparação com o mês correspondente do ano anterior.

O crescimento percentual em dólares é um pouco menor, uma vez que as cotações dos queijos caíram em todos os meses na comparação interanual. Nestas três semanas de agosto, as cotações foram 5,2% menores em relação ao mês correspondente de 2023.

A menor importação de produtos da categoria Leite, não tem sido suficiente para compensar o aumento das compras de queijo. Assim, o déficit médio diário da balança comercial de produtos lácteos até a terceira semana de agosto é 2% superior ao déficit de um ano atrás, embora tenha caído 3,6% em relação ao déficit médio diário de julho de 2024.    

>> Acesse aqui a Tabela de Dados

 

 

Caem as importações de Leite em pó e aumentam as de Queijo, nas 3 primeiras semanas de agosto Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=48914&not=caem-as-importacoes-de-leite-em-po-e-aumentam-as-de-queijo-nas-3-primeiras-semanas-de-agosto Exp/Imp (média diária) – Em dólares, a média diária das exportações de produtos lácteos até a 3ª semana de agosto caiu -13,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, embora tenha caído na comparação com julho de 2024.     @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com