Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
19 de maio de 2021

Em abril, ICPLeite registrou alta de 1,21%.

DESTAQUE
Fonte: CILeite/Embrapa | Foto de capa: Wolfgang Ehrecke por Pixabay

Custo de produção - Em abril, a inflação do custo de produção de leite foi 1,21%, conforme o Índice de Custos de Produção de Leite – ICPLeite/Embrapa1 , calculado pela Embrapa Gado de Leite. A maior variação foi encontrada no grupo Sal mineral, que subiu 8,82% em comparação com o mês anterior. 

Também apresentaram variações positivas os grupos Sanidade, 3,64%, Produção e compra de volumosos, 1,81% e Alimentação concentrada, 1,32%. Deflações foram encontradas em dois grupos. A queda de -2,2% do grupo Qualidade do leite, se justifica pelo recuo dos preços dos sanitizantes. Já a deflação de -0,55% em Energia e Combustível se deve à queda nos preços tanto do etanol quanto dos combustíveis fósseis. Os grupos Mão de obra e Reprodução não sofreram alterações. O resumo dos dados encontra-se na Tabela 1. 

Imagem: CILeite/Embrapa

O ICPLeite/Embrapa acumulou alta de 9,33% no primeiro quadrimestre de 2021. A maior variação acumulada continua sendo a do grupo Produção e compra de volumosos, que devido às altas dos combustíveis nos primeiros meses do ano e ao câmbio desvalorizado. Este grupo acumulou 18,81% de variação. Apesar de permanecer com a segunda maior alta, a variação acumulada do grupo Qualidade do leite cedeu em relação ao mês anterior devido a deflação verificada no mês em questão, apresentando acúmulo de 9,74%. O mesmo comportamento foi observado no grupo Energia e combustível. O grupo Sal mineral acumula agora a terceira maior alta do ano, 8,97%. Os dados encontram-se na Tabela 2. 

Imagem: CILeite/Embrapa

A inflação acumulada em doze meses foi 31,14%, tendo um leve decréscimo em relação ao mês anterior, 0,03% segundo ICPLeite/Embrapa. Apesar de todos os grupos acumularem variações positivas, contribuíram para essa queda os grupos Alimentação concentrada, que apresentou acúmulo de 52,65%, recuando 4,5% em relação ao mês anterior, e, Qualidade do leite, que recuou 2,7%, apresentando 16,93% de acúmulo em abril. Os dados encontram-se na Tabela 3.

Imagem: CILeite/Embrapa

Acesse aqui a matéria na íntegra

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado