Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
12 de abril de 2022

Exportações brasileiras de produtos lácteos NCM04 – de janeiro a março de 2022

ESPECIAIS
Fonte: Terra Viva com dados do MDIC/Ministério da Economia | Foto de capa: Terra Viva

Exportações – Em valores, as exportações brasileiras de produtos lácteos NCM04 de janeiro a março de 2022 subiram 74,5% em relação ao mesmo período de 2021. É o melhor resultado para o primeiro trimestre do ano desde 2017.

No mês de março mesmo, o crescimento foi apenas 1,3%, mas houve aumento de 66,6% em janeiro e de 192,5% em fevereiro.

 

Esse desempenho foi puxado pelas exportações de produtos da classificação NCM 0402 nos dois primeiros meses do ano, já que as exportações em março foram quase imperceptíveis.

Embora os queijos tenham representado nesses 3 meses de 2022, somente 27,8% dos valores exportados de produtos lácteos, eles tiveram o melhor desempenho desde 2013 nesse período.  

O maior exportador mundial de queijos, a União Europeia (UE) enfrenta queda na produção de leite por diversos motivos (restrições ambientais, aumento de insumos e energia, falta de mão de obra, redução do tamanho dos rebanhos, etc). Assim, o mercado internacional de queijos encontra-se com a demanda reprimida, favorecendo as exportações brasileiras.

As exportações brasileiras de produtos lácteos no primeiro trimestre de 2022 foram para mais de 70 mercados diferentes, sendo os dois maiores Argélia (32,6%) e Cingapura (22,8%). Depois, estão mercados importantes como Chile (6,5%), Rússia (4,7%), Uruguai (4,1%), Argentina (3,9%) e Estados Unidos da América (3,9%).

 

 

 

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado