GDT – Depois de três altas consecutivas, que compensaram em grande parte as perdas do início de julho de 2024, o Global Dairy Trade desta terça-feira, 03 de setembro de 2024, registrou ligeiro recuo de -0,4%.
Ainda assim, o Índice é o terceiro maior para esta época do ano desde 2014, e está 33% acima do valor registrado no início de setembro de 2023.
A cotação do Cheddar manteve o movimento pendular que dura desde 2023. Desta vez subiu 0,9% para ficar com um dos maiores valores de 2024, e 5,4% acima da cotação de um ano atrás.
A manteiga anidra (AMF) subiu 0,7%, permanecendo em níveis recordes. A tonelada da AMF ficou US$ 2.750 acima do valor registrado no 1º GDT de setembro de 2023. Já a manteiga (Butter), mesmo com a variação de -0,9%, obteve a maior cotação para este período do ano, e ficou 24,3% acima do preço obtido no evento correspondente de 2023
Assim como as manteigas, os leites em pó tiveram resultados opostos. O leite em pó integral (WMP) caiu -2,5%, o maior recuo na plataforma entre as commodities mais negociadas, mas manteve a cotação acima da média do ano. O leite em pó desnatado (SMP) subiu 4,5%, o segundo maior percentual de crescimento do ano, fazendo com que a commodity ficasse 20,4% acima do valor de um ano atrás.
Independentemente do percentual de queda ou de aumento, todas as principais commodities lácteas encerraram o GDT 363 com as cotações superiores às registradas no evento correspondente de 2023.
A muçarela alcançou a melhor cotação desde dezembro de 2023, quando passou a participar do leilão.
Cabe observar que o volume de produtos negociados na plataforma foi o maior desde 2020. É um dado importante, porque revela um certo equilíbrio entre oferta e demanda, pois, o aumento da disponibilidade de produtos exportáveis não impactou consideravelmente nos preços. Foi um resultado promissor para um início de temporada que caminha para o pico de produção de leite.
Acesse aqui o resultado do último GDT