Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
8 de janeiro de 2024

O leite produzido na Nova Zelândia cai, mas os sólidos do leite aumentam

ESPECIAIS
Fonte: Usda – Tradução Livre: Terra Viva | Foto de capa: Terra Viva

Leite/Oceania – A partir de 1º de janeiro todos os produtos lácteos da Nova Zelândia terão isenção de tarifas para entrar na China. Inicialmente houve isenção para leite, creme, manteiga e queijo, mas as tarifas continuaram incidindo sobre o leite em pó até o final do ano passado. 

A Nova Zelândia e a China assinaram o acordo de livre comércio em 2008, mas ele sofreu algumas emendas em 2022. O maior parceiro comercial da Nova Zelândia é a China, e o leite em pó integral corresponde à metade dos lácteos embarcados da Nova Zelândia para a China.   

No GlobalDairyTrade (GDT) 347 os preços de todos os contratos de leite em pó integral (WMP), manteiga (Butter) e manteiga anidra (AMF) aumentaram em comparação com o evento anterior. No entanto, caíram os preços da manteiga em pó (BMP), leite em pó desnatado (SMP), Cheddar e Lactose em relação ao evento 346. Fontes da indústria indicam que os resultados do evento foram mistos em decorrência da baixa atividade nesta época do ano.

Dados sobre a produção de leite da Nova Zelândia, que foram divulgados recentemente, mostram que durante o mês de novembro houve queda na comparação interanual. Os mesmos dados também revelam um aumento em quilos de sólidos sobre novembro de 2022. No acumulado, de junho a novembro, as toneladas de leite produzidas na Nova Zelândia estão abaixo dos volumes da temporada passada, mas os quilogramas de sólidos do leite são maiores.

Relatório divulgado pela DairyNZ – Estatísticas de Leite da Nova Zelândia 2022-23 – analisa as tendências do setor lácteo. Pelo relatório, na temporada 2022/23 a quantidade de sólidos de leite processados aumentou ligeiramente em relação à estação anterior, mas a produção de leite, o número de vacas, e o tamanho do rebanho declinaram. A média de produção por vaca e os sólidos por hectares aumentaram na comparação com 2021/22. O relatório também analisou o pagamento total médio pago pela principal cooperativa do país que foi de NZ$ 9,26/kgMS, ligeiramente abaixo dos NZ$ 9,52/kgMS da temporada anterior. E, apesar do declínio, o pagamento médio de 2022/2023 foi o segundo maior valor de todos os tempos.

A produção de leite na Austrália em novembro foi recentemente divulgada pela Dairy Australia. Os dados mostram que a produção de leite aumentou 6,3% na comparação interanual. A produção de leite na Austrália Ocidental foi de 30,1 milhões de litros, praticamente inalterada em relação a 2022, mas em todas as outras regiões houve aumento no volume de leite. No acumulado, de julho a novembro, a produção de leite está 2,1% acima da temporada passada no mesmo período.

O relatório de Sustentabilidade dos Lácteos na Austrália – Framework 2023 foi divulgado em dezembro, e mostrou o progresso feito na temporada 2022/2023 para atingir os objetivos de sustentabilidade. Revelou ainda, que a produção total de leite atingiu o menor nível em 30 anos durante o período e caiu 5% em relação ao ano anterior. O preço do leite ao produtor, no entanto, subiu 24% em relação a 2021/2022.

O relatório revelou que 80% dos agricultores estão reciclando água dos galpões de leite, o que representa crescimento de 6% em relação a 2020.

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado