Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado
22 de julho de 2021

Webinar aponta potencialidades para exportação de lácteos ao México

DESTAQUE
Elaboração Terra Viva com informações do Evento Promoção de Exportações da Indústria Láctea Mineira | Foto de capa: Photo by Cameron Venti on Unsplash

Nesta quinta-feira (22/07) foi realizado o primeiro painel do evento “Promoção de Exportações da Indústria Láctea Mineira – Panorama de Oportunidades” relacionado às oportunidades de exportações de lácteos para o México.

O evento realizado pelo Governo de Minas Gerais por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-MG) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), contou com a participação da Embaixada do Brasil no México que apresentou as potencialidades e processos de exportação para o país.

O painel é destinado a empresas, laticínios e cooperativas do setor de lácteos que possuem interesse em começar a exportar seus produtos ou fortalecer suas exportações, objetivando a diversificação de sua pauta exportadora com a inclusão de novos produtos e, também, a inclusão de destinos de vendas internacionais.

Mercado Mexicano

O mercado mexicano de lácteos foi aberto para a exportações brasileiras recentemente, há apenas dois meses atrás e, hoje, existem 18 empresas habilitadas a exportar para este país. O México é um grande mercado consumidor e importador de lácteos constituindo uma grande oportunidade para as empresas.

Em sua apresentação, o Diretor-Geral da Cámara Nacional de Industriales de la Leche (CANILEC), Sr. René Fonseca, mostra que a produção leiteira mexicana é concentrada em algumas regiões e tem como o maior estado produtor Jalisco com 21% da produção nacional de leite.   

De acordo com o Atlas Agroalimentario 2020 da SADER, a indústria leiteira mexicana importou cerca de USD $1.028 milhões e exportou USD $105 milhões no ano de 2019. Sendo um dos principais países importadores de laticínios, com destaque para o leite em pó desnatado, a manteiga e o queijo. O principal fornecedor desses  laticínios são os Estados Unidos. O México é um grande elaborador de fórmulas infantis e as exporta para mais de 50 países.

Produtos aptos para exportar

O Brasil habilitou para exportação ao México 33 produtos com base nas 18 empresas que apresentaram interesse de acesso ao mercado mexicano.

Dentre estes produtos estão o colostro, caseínas, anidro, leite em pó (NCM0402), leite fermentado (NCM0403), leite pasteurizado (NCM0401), leite condensado, vários tipos de queijos (NCM0406), dentre outros.

>> Acesse aqui os dados de Exportação de Lácteos e compare!

Requisitos para exportar ao México

Os requisitos para a exportação de produtos lácteos ao México foram apresentados pela Dra. Bivanilda Almeida Tapia, Adida Agrícola da Embaixada do Brasil no México. E são os seguintes:

-O insumo lácteo de origem pode ser do Brasil ou importados legalmente de um país livre de Febre Aftosa.

-O estabelecimento tem que estar registrado no SIF, que também tem que ser habilitado junto ao México

-O produto terá que ser submetido a algum dos seguintes tratamentos térmicos: pelo menos 132 °C por mais de 1 segundo; pelo menos 120 °C por mais de 60 segundos; pelo menos 115 °C por mais de 120 segundos; pelo menos 110 °C por mais de 180 segundos; pelo menos 72 °C por mais de 15 segundos com PH inferior a 7,0 ou submetido a pasteurização dupla.

O tratamento térmico depende do tipo de processamento.

-O produto em si não pode ter mistura de outros tipos de leite, apenas bovino.

- O transporte deverá ser sempre através de containers paletizados.

Oportunidades

Bivanilda também apresentou as oportunidades e tendências de produtos lácteos que fazem sucesso no mercado mexicano, dentre eles estão as bebidas à base de ervas que se misturam ao leite de vaca, além daqueles que fortalecem o sistema imunológico e ajudam  na perca de peso, principalmente pós covid-19, momento em que a população está preocupada com a saúde e com a perca de peso.

Outra tendência, que é cada vez mais uma exigência do consumidor, são produtos que levam e tem a imagem de sustentabilidade. Esses produtos possuem uma ótima oportunidade no mercado mexicano.

O painel foi finalizado com a apresentação do Chefe do Setor de Promoção Comercial e  Agronegócio da Embaixada  do  Brasil  no  México,  Sec.  Gustavo Fávero de  Souza, que discorreu como a SECOM - Setor de Promoção Comercial e Agronegócio, está disponível para apoio às empresas que querem exportar seus produtos para o México.

De acordo com o Sec. Gustavo o  México é um país com um alto nível de pobreza e que está em desenvolvimento, por isso o preço é um fator muito relevante em suas negociações comerciais, além de valorizar bastante a distribuição e produção local. Para obter sucesso nas negociações com o México, em geral, é necessário fazer uma relação de confiança por meios de negociações informais com vista ao sucesso das negociações.  “Não espere um não como resposta”.

Agenda

O evento segue com a programação de mais três painéis temáticos:

27/08/2021(terça-feira) às 14h: PAINEL TEMÁTICO COM A EMBAIXADA DO BRASIL NO PERU – Inscrição aqui

03/08/2021(terça-feira) às 10h: PAINEL TEMÁTICO COM A EMBAIXADA DO BRASIL NO CHILE – Inscrição aqui

04/08/2021(quarta-feira) às 9h: PAINEL TEMÁTICO COM A EMBAIXADA DO BRASIL NO EGITO – Inscrição aqui

Cadastro Selectus

Assine nossa lista, e receba as últimas noticias no seu e-mail.

Cadastro Whatsapp

Receba as notícias no Whatsapp e esteja sempre atualizado