Nova Zelândia – Otimismo com os preços, mas, muita cautela
Preços/NZ – Produtores de leite estão “cautelosamente otimistas” de que as atuais previsões sejam cumpridas, mas, elas dependerão do comportamento da economia global, diz a economista Susan Kilsby do Banco ANZ.
Ela comenta o relatório da Pesquisa Agri Focus de abril, sobre o mercado de lácteos que poderá fechar essa temporada com NZ$ 6,40/kgMS, [R$ 1,27/litro], e iniciar a próxima com NZ$ 7,30/kgMS, [R$ 1,45/litro]. No entanto, existe um grande risco sobre a economia global.
Kilsby disse a Dairy News que do lado da oferta está havendo uma sustentação razoável dos preços porque houve queda na produção em todo o mundo. Mas, do lado da demanda, existe um pouco mais de incertezas. “Estou começando a ver a economia global lenta, que ainda não chegou à demanda dos lácteos, mas, que existe um grande risco”.
Nosso maior mercado de lácteos está em nações em desenvolvimento da Ásia. “Os lácteos são mais vulneráveis em países em desenvolvimento do que em nações desenvolvidas, como a Nova Zelândia, onde as pessoas consideram como básicos os produtos lácteos. Nos países em desenvolvimento é considerado um luxo, por grande parte da população. E, assim depende da economia. Ainda está existindo crescimento na maioria das regiões em desenvolvimento, mas, as taxas de crescimento estão em queda, em relação a anos anteriores. A grande demanda atual é procedente da China que é o maior importador mundial de produtos lácteos”, disse ela.
E esse mercado (chinês), é muito opaco, quando se trata de projetar o comportamento da demanda. A China tem sua própria indústria de laticínios, que é bastante considerável e produz mais leite do que a Nova Zelândia. Mas, é muito caro produzir leite lá. Então, quando os preços das commodities não estão excessivamente altos, o mercado interno compete com as importações, e, eles estão nessa posição há alguns anos. O crescimento da indústria de laticínios nos próximos quatro ou cinco anos não deverá ser razoavelmente grande e as importações deverão continuar”.
O desafio para os produtores de leite da Nova Zelândia é o crescimento dos custos de produção, que estão aumentando com mão-de-obra e o cumprimento das exigências ambientais. Muitas fazendas estão fazendo empréstimos. Embora o preço do leite pareça bom, provavelmente não haverá muita rentabilidade”.
O relatório Agri Focus diz que a expectativa é de que a oferta de leite na Nova Zelândia aumente 2,75%, nesta temporada, em relação à temporada passada. Todo crescimento foi obtido no início da estação. Nos três últimos meses da temporada, os volumes devem cair cerca de 5% em relação ao passado.
A expectativa é de que o volume de leite produzido fique estabilizado nos níveis atuais.
















