EUA – Tratado de livre comércio com o Japão é fundamental para a indústria de laticínios
Acordo EUA-Japão – Os Estados Unidos corre o risco de perder US$ 5,4 bilhões em negócios sem um acordo de livre comércio com um dos maiores compradores mundiais de lácteos.
O Japão é o maior importador mundial de queijos e compra significativas quantidades de soro de leite, lactose e outros produtos lácteos. As previsões sugerem que as importações de produtos lácteos pelo Japão continuará a crescer nos próximos anos devido ao aumento no consumo e limitações da produção doméstica. No entanto, a capacidade dos EUA de conquistar uma parcela maior dessa demanda, ou até mesmo manter o atual nível de negócios está em risco, devido aos recentes acordos comerciais realizados com concorrentes. Por meio de um acordo de acesso preferencial ao mercado assinado entre a União Europeia (UE) e o Japão, e a Parceria Transpacífico (CPTPP), a UE, a Nova Zelândia e a Austrália obtiveram vantagens significativas de acesso ao mercado japonês.
Sem um acordo de livre comércio EUA-Japão, o USDEC estima que os concorrentes poderão ganhar a metade das atuais exportações dos EUA para o Japão, que podem chegar a US$ 5,4 bilhões, quando os acordos UE-Japão e CPTPP começarem a vigorar.
“Não há dúvida quanto à capacidade da indústria de laticínios dos EUA de competir no mercado japonês”, diz John Wilson da Dairy Farmers of America (DFA). Mas, “para maximizar as oportunidades lá, precisamos de um acordo comercial, que, pelo menos, nos coloque em igualdade de condições com concorrentes como Austrália, Nova Zelândia e UE. Esperamos que um acordo de livre comércio EUA-Japão possa ser negociado em breve”, completa Wilson.

O USDEC, a Federação Nacional dos Produtores de Leite, a DFA, e outra 69 indústrias de laticínios, cooperativas e associações de agricultores, enviaram uma carta ao Representante de Comércio dos EUA e à Secretaria de Agricultura dos EUA, pedindo para o governo finalizar um acordo comercial que garanta acesso ao mercado japonês.
















