Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 5725

Argentina – simulador de preço do leite em pó integral para exportação

Preço/AR – Foi elaborado um exemplo sobre o preço do leite a ser pago ao produtor em função do produto para exportação da Nomenclatura Comum do Mercosul, NCM 0402.21.10 LEITE INTEGRAL,EM PO,MATERIA GORDA>1.5%,CONCENTR.N/ADOC.

Fonte: OCLA – Tradução livre: Terra Viva

Argentina – simulador de preço do leite em pó integral para exportação

As exportações representam atualmente, 18% do destino do leite produzido e aproximadamente 37% dele é transformado em leite em pó integral (35% do leite exportado em litros equivalente). O quadro de entrada tem, de um lado os valores dos custos de elaboração e comercialização, e o valor do câmbio, o direito de exportação, a restituição de impostos, a margem industrial e a conversão de litros de leite em quilos de produto. Do outro lado o valor que pode ser obtido para as embalagens de 25 kgs de leite em pó integral, em dólares por tonelada.

- Custo de elaboração e comercialização: os valores levantados giram em torno de 500 a 750 dólares por tonelada.

- Câmbio: Foi utilizada a cotação divulgada pelo Banco Nacional da Argentina (BNA) no dia da liquidação da exportação.

- Direitos de exportação: são deduzidos 3 pesos por dólar (Decreto 793/2018)

- Devolução de impostos: é adicionado ao preço recebido, 0,75% correspondente à restituição de impostos para este produto (Decreto 767/2018).

- Margem bruta da indústria: é considerado um percentual de margem, 4%, sobre o valor FOB.

- Rendimento: calcula a média de litros necessários para elaborar uma tonelada de leite em pó integral (8.200 litros com 7,05% de sólidos: 3,62% de matéria gorda + 3,43% de proteína).

- Preços de exportação: os valores informados oscilam entre 3.050 a 3.250 US$/tonelada, em função do tamanho e destino da exportação. É bom lembrar que a cotação do GDT de 20/08/19 foi de US$ 3.100/toneladas para o leite em pó integral.

O preço médio de todas as alternativas indica que o leite destinado à fabricação do leite em pó integral para exportação deverá ser pago a 14,50 pesos por litro (para 8.200 litros de rendimento). O valor está um pouco abaixo do que vem sendo pago pelo leite no mercado pela matéria prima, atualmente (entre 15 e 16 pesos por litro). É preciso lembrar que se não existissem os direitos de exportação (que tinham sido retirados, mas foram reintroduzidos) e se a restituição dos impostos fossem integrais, 3%, o valor do leite ao produtor chegara a 16,12 pesos por litro (11,2% a mais).

Estrutura do Custo Médio Total, sem a Matéria Prima Leite:

- Gastos com logística da matéria prima leite = 18%

- Gastos com a fabricação = 52%

- Outras Matérias Primas = 6%

- Vasilhames e embalagens = 6%

- Gastos Administrativos = 7%

- Gastos com a logística do produto terminado = 7%

Este simulador serve apenas como referência aos atores setoriais e se baseia na consulta de quem participa diretamente do negócio ou tem experiência profissional na área.

Argentina – simulador de preço do leite em pó integral para exportação

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients