Economia dos EUA cresce 1,9% no terceiro trimestre, acima do previsto
EUA - A economia dos Estados Unidos teve expansão a uma taxa anualizada de 1,9% no terceiro trimestre segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira pelo Departamento do Comércio.
O resultado ficou acima da expectativa de alguns economistas, que esperavam um crescimento da ordem de 1,4% a 1,6%, mas ligeiramente abaixo daquele apurado no segundo trimestre, de 2%. Os gastos do consumidor, principal motor da economia americana, subiram 2,9% entre julho e setembro, bem menos do que nos três meses anteriores, quando a alta foi de 4,6%.
Existem sinais de que a batalha comercial e o crescimento global mais fraco estão tendo impacto na economia, com as empresas reduzindo os gastos com investimentos pelo segundo trimestre seguido diante das incertezas elevadas. O investimento das empresas em infraestrutura caiu 15,3% nos três meses até setembro, depois de recuo de 11,1% no trimestre antecedente. Os investimentos em residências, que caíram por seis trimestres, finalmente tiveram alta, de 5,1%, refletindo o impacto das taxas hipotecárias mais baixas após os cortes dos juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) terem impacto nos planos de construção e vendas. Os gastos do governo abrandaram o avanço para 2% no terceiro trimestre, após alta de 4,8% nos três meses antecedentes.
A inflação medida pelo índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) registrou taxa anualizada de 1,6% no terceiro trimestre, ante expectativa de ficar em 1,9% de alta. O núcleo do PCE aumentou 2,2%, ante projeção de aumentar 2,1%.
















