Importações e exportações voltam a cair em outubro
Volume de lácteos - Tanto as importações quanto as exportações brasileiras de produtos lácteos voltaram a registrar queda em outubro. Segundo dados da Secex, as compras nacionais totalizaram 10 mil toneladas, redução de 22% frente ao mês anterior.
Os embarques também diminuíram na mesma comparação, cerca de 10%, com volume de 1,8 mil toneladas. De modo geral, as exportações de produtos lácteos foram destinadas para o Paraguai, as Filipinas e o Chile, representando em torno de 50% do total. Os principais produtos que influenciaram na redução do volume embarcado foram o leite condensado e o leite fluido, com recuos de 15% e 50%, respectivamente. Entretanto, os volumes exportados de creme de leite e queijos se elevaram de setembro para outubro, 35% e 28%, nessa ordem, devido a um aumento da demanda externa por queijo tipo muçarela (não curado) e queijos finos (pasta mofada).
As importações de lácteos também se desaceleraram no período. As principais compras foram feitas pela Argentina e pelo Uruguai, que representaram em torno de 90% do total das aquisições. A importação de leite em pó, que representa pouco mais de 50% do volume geral, se reduziu 40% frente a setembro/19, o que se deve principalmente ao recuo das compras do leite em pó concentrado e/ou adoçado. Houve, também, aumento de 4% no preço médio do leite em pó integral e desnatado na mesma comparação, chegando a US$ 2,90/kg. De janeiro a outubro deste ano, o volume exportado aumentou 10% em relação ao mesmo período de 2018. Já as importações diminuíram 3% na mesma comparação. A abertura comercial brasileira ainda não surtiu muitos efeitos; entretanto, com demanda interna estagnada, o Brasil tem grandes chances de enviar seus estoques para o mercado internacional.

BALANÇA COMERCIAL – Em termos de receita, o saldo da balança comercial recuou 16,6% de setembro para outubro, apresentando déficit de US$ 29,3 milhões. Em volume, a baixa no déficit foi de 24,3%, a 8,1 mil toneladas.

Notas: (1). Consideram-se os produtos do Capítulo 4 da NCM mais leite modificado e doce de leite. (2). O soro de leite é medido em quilos, não sendo convertido em litros.
Fonte: Comex / Elaboração: Cepea.
Por Juliana Cristina dos Santo
















