Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Globalização E Mercosul Selectus nº 5992

China suspende importações de carne do Brasil e aumenta da Argentina 

Covid-19 – A China suspendeu temporariamente as importações de carne do frigorífico brasileiro, Minerva S.A., por uma semana.

Fonte: The Dairy Site – Tradução livre: Terra Viva
China suspende importações de carne do Brasil e aumenta da Argentina 

Conforme anunciado pela Reuters, a suspensão foi decorrente das preocupações com a contaminação do coronavírus em trabalhadores das plantas de carne.

A autoridade aduaneira chinesa disse em seu comunicado de 30 de setembro que a suspensão entraria em vigor no dia 1º de outubro e iria durar por uma semana.

De acordo com um comunicado da Alfândega chinesa divulgado hoje, a autoridade disse que a suspensão veio depois que um pacote de carne bovina desossada congelada da Minerva S.A. deu positivo para o coronavírus.

Como o coronavírus devastou as instalações de carnes brasileiras ao registrar milhares de casos, a China interrompeu as importações de carne de diversos processadores de alimentos brasileiro, incluindo Marfrig, JBS e BRF devido a preocupações com contaminação nos últimos meses.

Sem incluir a suspensão temporária de uma semana da Minerva, um total de sete frigoríficos brasileiros continuam com as exportações suspensas para a China, com alguns deles interrompendo os embarques voluntariamente, de acordo com os registros da alfândega chinesa.

Já a Argentina tem a expectativa de exportar 870.000 toneladas de carne para a China em 2020, igualando os volumes exportados em 2019. A Reuters relatou que a China continua sendo o principal destino da carne vermelha da Argentina apesar dos choques econômicos da pandemia do Covid-19 em curso. A Argentina é um grande fornecedor global de alimentos e a China é um consumidor ávido de carne. Cerca de 75% das exportações de carne bovina da Argentina tiveram como destino o mercado chinês no ano passado, segundo dados oficiais do governo.

No dia 28 de setembro Pequim pediu aos importadores que evitassem a compra de alimentos congelados de países que estivessem com graves surtos de coronavírus, após vários casos de produtos de frutos do mar importados terem testado positivo para o vírus.

A América Latina é atualmente uma das principais fontes de contágio do coronavírus no mundo. A Argentina teve pelo menos 735.000 casos do vírus e 16.500 mortes.

Mario Ravettino, chefe do consórcio exportador de carnes ABC, que representa os frigoríficos argentinos que produzem para o mercado externo, acredita que as taxas de infecção da região não afetariam o comércio com a Argentina, uma vez que “todas as garantias e protocolos exigidos pela China foram atendidos”. Sete fábricas de carnes da Argentina concordaram em interromper temporariamente os embarques para a China no mês passado, depois que casos de coronavírus foram detectados entre os trabalhadores.

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients