Mercado lácteo do Reino Unido corre o risco de ruptura
Brexit – Os mercados lácteos estão fadados a ter algum tipo de ruptura no próximo ano, independentemente do tipo de acordo assinado com a União Europeia (UE). Assim que o Reino Unido (RU) se tornar o terceiro país em termos de comércio, todas as exportações de lácteos do continente terão exigências administrativas adicionais. Isso incluindo declarações, checagem e o Certificados de Saúde para Exportação (EHC, sigla em inglês) de produtos de origem animal, como os lácteos.

Isto irá afetar particularmente os produtos lácteos frescos, podendo pressionar os preços do creme a granel e o concentrado desnatado.
O mercado lácteo do RU, atualmente, equilibra a oferta excedente através das exportações para o continente. O creme a granel e o concentrado de leite desnatado são exportados para a UE quando:
- falta capacidade de processamento para converter em manteiga ou leite em pó
- quando os preços no mercado da UE são mais atrativos do que os do Reino Unido
- quando os preços no mercado da UE são mais atraentes do que a transformação em manteiga ou leite em pó.
Este comércio permite que o mercado do RU equilibre a demanda doméstica com a produção de leite e ajuda a manter os preços alinhados com os mercados da UE.
A partir de 1º de janeiro de 2021, haverá necessidade de EHC para cada carga destinada à UE podendo haver uma ruptura no comércio devido ao custo e à necessidade de tempo adicional.
A própria natureza dessas negociações – a venda de produtos frescos – realizadas para atender necessidades imediatas, significa que exige respostas rápidas. A probabilidade de ter acesso a um veterinário credenciado para assinar o EHC a tempo pode tornar o processo insustentável.
Sem a capacidade de equilibrar o mercado interno, quaisquer volume excedente precisaria ser desviado para usos alternativos. Para o creme a granel, os excedentes poderiam virar manteiga e os preços se alinhariam com o valor equivalente da manteiga.
Atualmente, o creme a granel tem uma bonificação devido os elevados preços de exportação disponíveis no mercado da UE.
É mais difícil, no entanto, encontrar mercado para o leite desnatado, pois há menos capacidade de processamento no RU. A capacidade é particularmente limitada durante as festas do final do ano e durante a primavera, quando ocorre o aumento da produção.
Sem a capacidade de exportar os volumes excedentes, existe o risco de que algum leite concentrado desnatado precise ser desviado para as fábricas de Produção Anaeróbicas (AD) nesses períodos, reduzindo a rentabilidade dos vendedores.
Foto de capa: Pixabay.com
















