Perspectivas do USDA sobre o mercado lácteo da Europa - Relatório 11 de 18/03/2021
Leite/Europa – Nos principais países produtores, Alemanha, França e Holanda, a produção de leite luta para igualar ou superar o volume registrado no mesmo mês do ano anterior. Analistas dizem que a Europa Ocidental continua enfrentando o desafio da queda no número de rebanhos em decorrência do envelhecimento dos produtores, que se aposentam, e os descendentes não continuam a atividade.

A avaliação é de que nos últimos tempos, há uma aposentadoria permanente de produtores na ordem de 4 a 5% ao ano. Os governos não possuem estratégias para lidar com o problema.
Os analistas chegaram a dizer que na Alemanha o governo não tem nenhuma preocupação com a situação.

Esse quadro da Europa Ocidental é menos percebido fora da Alemanha, França e Holanda. Em alguns outros países há aumento da produção de leite na comparação anual. Levando em consideração esse fator, nos três principais países produtores o aumento só pode vir com o aumento da produtividade animal, ou expansão do rebanho dos que permanecem na atividade.
A esta altura da temporada, observadores dizem que os produtores poderiam estar aumentando o volume de leite, mas, eles estão às voltas com os elevados custos da alimentação. Junto com isso, vem um preço pouco atraente, e a combinação dessas duas situações explica a produção restrita. A expectativa é de que nos próximos meses as pastagens se tornem uma opção, e a produção de leite mostre resultados positivos na comparação interanual na Europa Ocidental.
No leste europeu a produção de leite aumenta vagarosamente. A Polônia normalmente lidera o crescimento da produção no bloco. Mas, agora a Polônia está com aumentos menores. Outros países da região estão com a produção abaixo da verificada no mesmo período do ano passado. Os baixos preços e as margens apertadas são os responsáveis pela queda no volume de leite.
Em janeiro, a produção de leite na Polônia aumentou 0,5% de acordo com dados do site CLAL. A produção de leite na República Tcheca durante janeiro de 2021 caiu 3,7% em relação ao mesmo mês do ano passado.

















