Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Negócios Selectus nº 6179

Emater-MG lança programa Minas Pecuária para atendimento diferenciado de propriedades do estado

Minas Pecuária -A Emater-MG deu início a um programa que vai adotar um modelo diferenciado de assistência técnica a propriedades rurais que desenvolvem a bovinocultura em Minas Gerais.

Fonte: Fonte: Emater-MG | Foto de capa: Imagem de cocoparisienne por Pixabay
Emater-MG lança programa Minas Pecuária para atendimento diferenciado de propriedades do estado

Nesta quarta-feira (14/7), foi lançado o Minas Pecuária durante um encontro virtual com a participação de diretores, gerentes regionais e coordenadores técnicos da empresa.

Neste ano, o Minas Pecuária vai selecionar centenas de propriedades em todas as regiões do estado que servirão de unidades de referência. A ideia é permitir que produtores rurais tenham acesso a tecnologias e estratégias de administração da atividade, com foco num sistema sustentável e competitivo, que promovam melhoria de renda. As propriedades selecionadas irão receber assistência técnica sistematizada e contínua, com foco na adoção de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) de produção. 

“Numa visita inicial será feito um diagnóstico, com levantamento da realidade da propriedade.  Depois, juntamente com o produtor, será estabelecido um plano anual de ação, estipulando metas de rentabilidade e eficiência a serem atingidas.  Nestas propriedades será dado um atendimento mensal, sistemático e continuado, para se obter os resultados planejados” explica o coordenador técnico estadual em Bovinocultura da Emater-MG, Nauto Martins.

O primeiro passo do Minas Pecuária é a capacitação dos técnicos da Emater-MG sobre a metodologia, execução e monitoramento dos trabalhos desenvolvidos nas propriedades que serão selecionadas.  Também faz parte do treinamento, como utilizar e abastecer, com os dados de cada unidade de produção, o Módulo Minas Pecuária do Deméter. Ele é um software de interface amigável, lançado pela empresa, que permite maior agilidade, registros e melhoria das análises sobre as atividades desenvolvidas, possibilitando a melhoria na gestão das propriedades acompanhadas.

“Depois que os dados são lançados no Módulo Minas Pecuária do Deméter, o sistema faz, de maneira automática, com que estes dados gerem diversos relatórios de desempenho produtivo e reprodutivo do rebanho, sobre a qualidade do leite, além de aspectos econômicos e financeiros da propriedade. Estes relatórios irão ajudar os técnicos e produtores durante a execução das ações e serão fundamentais para a melhor tomada de decisão. Além disso, nos permitirá criar um amplo banco de dados diferenciado da pecuária bovina de Minas Gerais”, explica o coordenador da Emater-MG.

Acesse aqui a matéria na íntegra

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients