Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Negócios Selectus nº 6328

Alimentação gera alta do custo de vida em São Paulo

Custo de vida/SP - O grupo de alimentação e bebidas apresentou crescimento de 1,32% em janeiro e foi o principal responsável pelo aumento do custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo.

Fonte: Fonte: Super Varejo | Foto de capa: Imagem de succo por Pixabay
Alimentação gera alta do custo de vida em São Paulo

Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

A variação de janeiro da CVCS (0,66%) demonstra uma desaceleração em relação ao observado em dezembro (0,78%). No entanto, os preços dos bens e serviços consumidos pela população da Região Metropolitana de São Paulo, em 12 meses, acumulam alta de 10,65%.

O aumento dos custos na produção e o excesso de chuvas provocaram problemas de oferta, contribuindo para a escalada dos preços dos alimentos.

A inflação não ficou concentrada em produtos específicos, mas espalhada pelo grupo: a alface obteve alta de 10,9%; o pão francês, de 2,6%; e, as carnes, como o contrafilé, de 5,2%. O aumento é especialmente percebido pelas famílias de menor renda. A variação mensal para a Classe A foi de 0,92%, enquanto para as classes D e E, de 1,61% e 1,55%, respectivamente. O grupo de alimentos e bebidas pesa quase 30% no custo de vida da classe E – o dobro da classe A, de 15,65%.

Acesse aqui a matéria na íntegra

 

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients