GDT – Menos leite e conflito na Ucrânia comandam o preço dos lácteos
Preços/GDT – O resultado do Global Dairy Trade (GDT) de terça-feira foi de aumento sólido dos preços em todos os produtos oferecidos na plataforma.

A analista do RaboResearch, Emma Higgins, disse que a baixa produção e o repentino conflito na Ucrânia são os responsáveis pelo aumento dos preços.
“Esse resultado do GDT foi impulsionado pela redução da oferta de leite e as incertezas do mercado em relação às consequências da crise na Ucrânia, que juntos afetam o comércio global de lácteos”, disse Higgins.
Ela observa que a situação da oferta de leite em muitas regiões exportadoras importantes continua se deteriorando. Na Nova Zelândia a produção de janeiro foi 6,1% menor na comparação anual, enquanto que o volume nos Estados Unidos da América (EUA) também caiu 1,6% no mesmo período.
O conflito na Ucrânia também está deixando o mercado nervoso.
Higgins disse que embora o conflito seja localizado, as consequências têm longo alcance e provocarão um efeito cascata nas comunidades e economias globais.
“Claro que a população da Rússia e Ucrânia será a mais impactada – fisicamente, psicologicamente e economicamente. Mas devemos levar em consideração as implicações no fluxo dos mercados globais, e potenciais reverberações para os nossos produtores de alimentos”.
A Rússia e a Ucrânia são importantes agentes do mercado global das principais commodities: grãos, energia e metais. Combinado, os dois países são os maiores exportadores de grãos (24% do comércio global de trigo, cevada, milho), petróleo (5% de óleo cru) gás natural (35% de participação no mercado da Europa) e insumos para fabricação de fertilizantes (23% de amônia, 17% de potássio, 14% de uréia e 10% de fosfato).
“Essas commodities estão desaparecendo nos combates – fisicamente ou através das sanções aplicadas contra a Rússia. O Rabobank prevê mais aumento dos preços globais de grãos, petróleo, gás e fertilizantes ao longo do tempo. Isso se refletirá nos preços dos alimentos e aumento da inflação”.
















