Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Globalização E Mercosul Selectus nº 6334

Cúpula de especialistas em refrigeração sustentável em Washington

Sustentabilidade – Especialistas em alimentos sustentáveis, refrigeração e cadeia de frios do mundo todo estarão se reunindo em Washington para lançar um plano de soluções acessíveis para ajudar os produtores de alimentos africanos a reduzirem o desperdício e a pegada de carbono.

Fonte: Fonte: Dairy Industries – Tradução livre: www.terraviva.com.br | Foto de capa: Photo by Mwanje Henry on Unsplash
Cúpula de especialistas em refrigeração sustentável em Washington

A Cúpula do Centro Africano de Excelência para Refrigeração e Cadeia de Frio Sustentável será realizada no dia 15 de março nos Estados Unidos da América (EUA) para identificar parcerias e oportunidades de investimentos para ampliar o impacto das iniciativas existentes em toda a África.

O foco será em soluções sustentáveis e de escala – como a otimização de eficiência energética, energias renováveis, alternativas à refrigeração convencional, baixo potencial de aquecimento global – que possam ter aplicação fácil e imediata.

Toby Peters, vice-diretor do Centro de Refrigeração Sustentável e Professor de Economia da Refrigeração da Universidade de Birmingham, disse: “A redução do desperdício é tão importante como a produção de alimentos, pois devemos aumentar a disponibilidade de alimentos em cerca de 60% até 2050 para alimentar a crescente população global. Mais de 40% dos alimentos produzidos são perdidos entre a fazenda e o mercado na África Subsaariana.

“Essa Cúpula irá ajudar no compartilhamento do aprendizado e identificar competências, modelos de negócios e a necessidade de apoios e colaboração para acelerar a transição para uma refrigeração sustentável que vá de encontro às necessidades dos produtores africanos e cadeias de suprimento adequadas ao ambiente operacional”.

Na África, cerca de 80% das fazendas têm menos de dois hectares e produzem 70% dos alimentos do continente. A falta de uma cadeia de frios eficiente resulta na perda de 526 milhões de toneladas ou 12% do total da produção mundial, o correspondente a perdas de US$ 380 bilhões, o suficiente para alimentar 1 bilhão de pessoas. Ao mesmo tempo, 4% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), incluem as emissões de tecnologias das cadeias de frio e da perda de alimentos  por falta de refrigeração.

Brian Holuj, gestor do programa U4E [Programa das Nações Unidas para a Eficiência do Meio Ambiente] comentou: “A Cúpula reunirá as principais partes interessadas para avaliar a sustentabilidade da cadeia de frios na região, explorar oportunidades e apresentar ambiciosas soluções. Existe um número de iniciativas interessantes que oferecem uma expectativa real na evolução para reduzir o desperdício de alimentos e das emissões com as quais podemos aprender”.

 Acesse aqui a matéria na íntegra

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients