Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Globalização E Mercosul Selectus nº 6356

França – Inflação, negociações comerciais e conflito ucraniano: 81% das categorias alimentares inflacionadas

Inflação/França – “Massas, legumes secos, arroz, óleo... todos esses produtos de grande consumo são impactados pela inflação galopante .

Fonte: Fonte: AgroMedia – Tradução livre: www.terraviva.com.br | Foto de capa: Photo by Towfiqu barbhuiya on Unsplash
França – Inflação, negociações comerciais e conflito ucraniano: 81% das categorias alimentares inflacionadas

A inflação sobre os produtos de grande consumo se instala firmemente. O impacto das negociações comerciais e do conflito russo/ucraniano estão presentes”. Essas foram as conclusões do último estudo da NielsenIQ que acompanha de perto a evolução dos preços dos produtos de grande consumo e seu impacto em uma cesta e no bolso dos consumidores franceses.

Isso é revelado na inflação de +1,26% registrada no mês de março de 2022 em relação a março de 2021 sobre todos os alimentos, com uma aceleração notável em fevereiro de 2022 (+ 0,52%). 81% das categorias de alimentos tiveram inflação em março de 2022. Um forte crescimento de um mês para o outro, já que em fevereiro apenas 68% dos itens foram atingidos. A inflação passa dos 3% em 10 categorias.

“Encerrado março, a inflação experimentou uma aceleração acentuada em relação ao mês fevereiro. O fechamento de negociações comerciais, em um contexto de conflito na Ucrânia, é o principal motivo da aceleração da inflação nos bens de consumo”, explica Emmanuel Fournet, especialista em relações com o cliente da NielsenIQ França.

Se a inflação não é novidade, sua aceleração nos últimos meses foi comprovada, e a alta de preços observada em março é resultado de novos reajustes de tarifas com as quais industriais e distribuidores fizeram um acordo comercial. No curto prazo, apenas entre março e fevereiro de 2022, e o fim das negociações, os alimentos registraram inflação de 0,67%, com uma alta acentuada nas grandes marcas nacionais (+0,87%) enquanto ainda estavam deflacionadas apenas um mês atrás. O preço de marcas nacionais estão subindo em percentuais idênticos aos das marcas próprias.

Acesse aqui a matéria na íntegra

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients