Uruguai – Projeto da Conaprole e do BID para adaptação às mudanças climáticas
Leite/UR – Com o objetivo de fortalecer a resiliência e adaptação da indústria de laticínios aos efeitos das mudanças climáticas, mediante a adequação da infraestrutura para atender o contexto produtivo, ambiental e normativo, a Conaprole desenvolveu o projeto “infraestrutura sustentável e resiliente para apoio aos produtores de leite”.

Esse empreendimento contou com investimento de US$ 13 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a cooperativa de laticínios. O projeto, que começou em 2012, deixa “muito conhecimento, equipes técnicas capacitadas e bons resultados”, disse o vice-presidente da Conaprole, Alejandro Pérez, ao programa Punto de Equilibrio em Carve e revistaverde.com.uy.
Ressaltou que os investimentos compreendem obras em infraestrutura viária, água, efluentes e pátios de alimentação, pensando em “um bom manejo de efluentes sólidos nas fazendas, irrigação e bem-estar dos animais”.
“Grande parte do projeto transcorreu em momentos de grandes dificuldades para o setor lácteo”, destacou. Comentou ainda que o dinheiro liberado para o projeto é a “fundo perdido”. O projeto alcançou 480 fazendas assessoradas, das quais 45% pertencem a produtores familiares.
Pérez manifestou o interesse da Conaprole de continuar com vários projetos vinculados à eficiência energética e à reciclagem de produtos.
Quanto à captação de leite, o executivo disse que “maio fechou com 4% menos”, de volume remetido para as fábricas em comparação com igual mês de 2021. Considerando os últimos 12 meses, a redução foi de quase 1%, principalmente pelo peso da saída da OLAM.
Informou que o objetivo é “reverter” essa situação, mas adiantou que o atual “exercício será encerrado com menor quantidade de litros de leite” em relação ao anterior, quando foram captados 1.542 milhões de litros. O preço do leite ao produtor de maio fechará em 18 pesos, que correspondem a US$ 0,44 o litro, o que é um “bom preço”, destacou.
















