UE – Restrições ambientais fazem a produção de leite ficar estagnada
Meio ambiente/UE – De acordo com um recente relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), as restrições ambientais na União Europeia (UE) estão fazendo com que a produção de leite fique estagnada nos países membros do Noroeste da Europa (MS).

De acordo com o relatório, o número de vacas da UE27 caiu em mais de 1,4 milhões de cabeças desde 2016. 800.000 cabeças só de 2019 para cá. O aumento de produtividade ano a ano não é capaz de compensar a perda de tantas vacas de leite e a previsão é de que em 2022 a UE27 irá produzir 144,6 milhões de toneladas, redução de 434 mil toneladas em comparação com 2021 e 836 mil toneladas abaixo do volume de 2020.
Especialistas da indústria de laticínios da UE projetam declínio também em 2023 e em anos posteriores, quando a normas e regulamentos da nova Política Agrícola Comum (PAC) e da Estratégia Farm to Fork (F2F) forem adotadas, exigindo ajustes nos sistemas de produção nas fazendas da UE.
Como resultado, o pico de produção de leite de vaca na UE27 pode ter sido atingido em 2020.
O aumento da produção de leite, que não seja de vaca, permanece forte impulsionada por consumidores que preferem derivados de leite de cabras e ovelhas. Em 2022, a produção de queijo na UE27 está prevista ser de 10,6 milhões de toneladas e o consumo continua aumentando ano após ano. Isso ocorre em detrimento de manteiga e de leite em pó, por falta de produção adicional de leite. O resultado se traduz na redução das exportações e do consumo interno desses produtos, além do aumento de preços no mercado interno da UE.
















