As chuvas castigam a Nova Zelândia neste início de temporada
Leite/Oceania – A previsão da produção de leite na Austrália para esta temporada é de crescimento estável a moderado. A captação no mês de julho registrou queda de 2,7% em relação a julho de 2021. Em toda a temporada 2021/2022 a produção de leite caiu mês a mês.

Também existe a pressão das exportações, pois, a oferta menor de leite impacta na produção de commodities. Esta baixa disponibilidade de leite cru acirra a competição entre os processadores. Os produtos lácteos no mercado doméstico, que dependem da produção local, estão com reajustes constantes, impactando diretamente no bolso dos consumidores que encontram creme, manteiga e iogurtes com preços ascendentes.
No início da temporada os produtores negociaram os maiores preços já registrados. No entanto, isso é um motivo de preocupação, uma vez que as cotações das commodities lácteas no mercado internacional estão em queda, constituindo um grande risco para os processadores.

Na Nova Zelândia as pastagens estão encharcadas com as chuvas que permanecem até agora e dificultam a retomada da produção de leite. Na Ilha Norte a umidade permaneceu durante todo o mês de julho. E os dados causados às pastagens deverão ser corrigidos na primavera. A captação de leite na região está 3,5% abaixo da realizada na temporada passada. Na Ilha Sul, foram as tempestades. Os agricultores vêm com alívio o recuo das águas. A captação de leite em julho foi 9,7% maior do que a verificada no ano passado. Entretanto, no total, a produção de leite no mês de julho, na Nova Zelândia caiu 5,5% em volume na comparação com o mesmo período de 2021.
Assim, a previsão para a produção de leite na temporada 2022/23 caiu de 0,4% para -2,2% em comparação a com a temporada anterior. No entanto, as exportações de produtos lácteos no total, em julho teve crescimento de 6%, na comparação interanual.

















