NZ – O serviço da dívida dos produtores teve aumento muito elevado
Produção/NZ – Os economistas do banco ASB estimam que as altas taxas de juros acrescentaram, em média, NZ$ 0,60 por quilo de matéria seca do leite (kgMS) aos custos do serviço da dívida dos produtores de leite da Nova Zelândia (NZ), no ano passado.

No relatório Rural Economic Note, o economista do ASB, Nat Keall, estimou que o serviço da dívida, atualmente, está entre NZ$ 1,35 e NZ$ 1,40/kgMS.
“Isso representou um aumento de mais de 75% nos últimos 12 meses – ou seja, de 50 a 60 centavos. Sem surpresa, o aumento é decorrente das taxas de juros mais altas, uma vez que o nível geral da dívida permaneceu relativamente estável em relação à produção”.
A previsão de Keall para o preço do leite no início desta temporada é de NZ$ 7,25/kgMS. A Fonterra anunciou um preço na faixa de NZ$ 7,25/kgMS a NZ$ 8,75/kgMS.
O aumento dos custos com o serviço da dívida ocorreu quando o Banco Central da NZ, o Reserve Bank (RBNZ) elevou a taxa de juros (OCR) para 5,5% - indicando, no entanto, que haverá uma pausa nos aumentos, e a OCR permanecerá nesse patamar de 5,5% até meados do próximo ano.
Keall disse que a política do RBNZ “tem o potencial de, no final do ciclo” aumentar “um pouco mais”, o custo da dívida, em pelo menos 5 centavos, passando para a faixa de NZ$ 1,40-NZ$ 1,45/kgMS.
“Dado que não existe a expectativa de um corte na OCR pelo RBNZ no curto prazo, existe o risco de que os custos dos serviços da dívida nos níveis atuais sejam os mais elevados em doze anos até o final da temporada 2023/24”.
Embora os custos do serviço da dívida tenham sofrido “um aumento considerável”, ele teria sido muito maior se os agricultores não tivessem aproveitado os melhores preços do leite ao produtor para fazer amortização da dívida, disse Keall.
“Nossa análise sugere que se o nível da dívida tivesse permanecido dos elevados níveis de 2018, o custo poderia estar na faixa de NZ$ 1,60-NZ$1,65/kgMS, o que seria extremamente difícil, considerando que as margens já estão bastante estreitas”.
Keall afirma que ultimamente a redução das dívidas ficaram estáveis.
“Depois de atingirem NZ$ 36,3 bilhões no início de 2022, a dívida dos produtores de leite da Nova Zelândia, atualmente, ficou mais moderada. Os aumentos de várias outras despesas (como alimentação, combustível e fertilizantes) ao longo de 2021 e 2022 deixaram menos recursos disponíveis para a liquidação de dívidas.
“O cenário tão temido de aumento das taxas de juros com a queda do preço do leite ao produtor parece estar surgindo. As cotações das commodities lácteas caíram 25% em dólar kiwi, nos últimos 12 meses”.
Keall avalia que os agricultores terão que fazer seus orçamentos mantendo as taxas “ainda elevadas por algum tempo”.
“A partir do segundo semestre de 2024, esperamos que os custos com o serviço da dívida comecem um declínio progressivo acompanhando a queda das taxas de juros, o que poderá reduzir o custo para NZ$ 1,00/kgMS até meados de 2025.
Ele alerta, no entanto, que existe o risco de que nesta temporada o preço baixo do leite – “como projetado” – levará alguns agricultores a contrair empréstimos adicionais para enfrentar a crise – e neste caso, os custos da dívida podem “começar subir novamente, acompanhando a elevação do endividamento”.
















