Relação de troca melhora e importação mantém-se elevada
Preço - O preço do leite ao produtor subiu 3,6% em abril, repercutindo ainda a entressafra e estoques industriais baixos. O preço médio nacional ficou em R$ 2,91 por litro, acumulando alta de 14,5% nos últimos 12 meses.

A relação de troca leite/mistura melhorou em relação a março de 2023 e se encontra mais favorável que em abril dos últimos dois anos. Foram necessários 33,8 litros de leite para aquisição de 60 kg de mistura, contra 44,3 litros observados em abril/22.
No varejo, o preço da cesta de lácteos subiu 1,5% em maio/2023. Em 12 meses o aumento atingiu 12,6%, muito superior à inflação brasileira, medida pelo IPCA, que registrou 3,9%. A maior alta mensal foi do leite UHT (2,4%) e a maior queda do leite condensado (-1,4%).
















