Argentina se converte no segundo destino da soja brasileira em 2023
Soja – As exportações de soja do Brasil para a Argentina totalizaram 978.500 toneladas somente em maio, superando a Espanha como o segundo maior importador da oleaginosa do sócio comercial, ficando atrás da China.

A importação de soja brasileira de janeiro a maio, fez com que a Argentina saltasse para o segundo lugar entre os destinos da soja brasileira.
A indústria está buscando matéria-prima importada para manter as atividades diante da seca histórica que reduziu a colheita e, os grandes envios do Brasil, no mês passado, foi a consolidação dessa tendência.
Os analistas veem ainda o potencial de que a Argentina compre outros 2 a 3 milhões do grão brasileiro em 2023.
A Argentina, o terceiro produtor mundial de soja, atrás do Brasil e Estados Unidos, viu sua colheita cair 43%, ficando em 25 milhões de toneladas em 2022/2023.
Diante da grande demanda da indústria exportadora de óleo e farelo de soja, o complexo argentino precisou recorrer à importação da matéria prima, que se estima, ainda pode duplicar e chegar a 9 milhões de toneladas.
O volume exportado em maio pelo Brasil, fez com que a Argentina superasse a Espanha como o segundo maior importador. Até abril, os espanhóis ocupavam o segundo lugar no ranking de importadores do produto brasileiro.
















