NZ – Reduzir a produção de leite é necessária para salvar os rios
Produção/NZ – Medidas drásticas, incluindo a proibição de expansão da pecuária leiteira, são necessárias para recuperar alguns rios que estão poluídos em Otago, diz um relatório do Conselho Regional de Otago.

O Conselho Regional recebeu o relatório durante a reunião que delibera o Plano Regional de Terras e Água (LWRP), e que deverá ser finalizado até o final de junho do próximo ano.
Algumas medidas sugeridas, às quais o ODT teve acesso, incluem mudanças nos sistemas de produção e restrições ao uso da terra, como a interdição de novas conversões de fazendas leiteiras e apoio aos produtores para mudar suas atividades e reduzir a lotação de animais.
O relatório aponta para 490 fazendas leiteiras de Otago que “são as grandes responsáveis pelo grande percentual de nutrientes poluidores encontrados nos cursos de água”, sendo Otago a terceira pior região leiteira do país que aumenta a carga de nitrogênio dos rios, ficando atrás apenas de Canterbury e Southland.
Áreas identificadas como sendo impossíveis de recuperação sem ações drásticas são: Catlins, Lower Clutha, Lower Taieri e North Otago.
Quando perguntado sobre o assunto, o órgão representante da indústria de laticínios, DairyNZ, demorou 24 horas para informar que não poderiam responder no curto prazo, na esperança de que não precisem falar sobre a questão.
Em uma outra reunião realizada no final do mês passado, os conselheiros foram informados de que os níveis de controle indicados pelo LWRP nos programas de boas práticas agrícolas (GMP) e boas práticas de manejo (GMP+) não seriam suficientes para obter rios limpos na região.
Nos dois programas de boas práticas o foco é mitigar os problemas, com a redução no uso de fertilizantes. Mas, o conselho foi alertado de que as ações não são suficientes.
Medidas mais drásticas são necessárias, incluindo mudanças no sistema e no uso da terra, conhecidos como Plano GMP++, que não estão previstas no esboço do plano hídrico regional.
















