Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 6720

Rússia – Custo de vida afeta o setor lácteo

Lácteos/Rússia – As indústrias de laticínios russas estão sofrendo as consequências da perda do poder compra da população, disse Marina Petrova, vice-presidente do comitê de negócios da Câmara de Comércio e Indústria de Moscou durante a Conferência sobre a Transformação da Indústria de Laticínios.

Fonte: Fonte: Dairy Global - Tradução livre: www.terraviva.com.br | Foto de capa: Photo by Anton Maksimov juvnsky on Unsplash
Rússia – Custo de vida afeta o setor lácteo

“Não podemos negar – com a renda em queda, as pessoas começam a prestar mais atenção na estrutura de cesta de alimentos”, disse Petrova, acrescentando que a luta pelos corações e carteiras dos clientes russos, atualmente, é acirrada.

Petrova admite que para alguns cidadãos russos, a alimentação se transformou em um entretenimento, então estão dispostos a gastar mais com produtos prêmios. No entanto, essa fatia é limitada a cerca de 20% dos consumidores.

Marcas próprias ganham terreno

O mercado russo de produtos lácteos viu as marcas próprias se popularizarem, e hoje correspondem a 25% do faturamento da indústria, afirmou Petrova. Algumas empresas de laticínios estão em uma encruzilhada no momento: ou ir para o segmento de marcas próprias e fabricar produtos de outras marcas ou desenvolver marcas próprias.

Está ficando cada vez mais complexo para as indústrias de laticínios competirem com marcas próprias. De outro lado, aderir ao segmento significa a necessidade de haver um rígido controle de produção, já que as margens são relativamente baixas. Petrova também disse que, no final, as empresas menores estão sendo adquiridas por outras maiores.

Descontos determinam a demanda

Nos últimos anos, a Rússia assistiu a uma crescente popularidade das lojas de descontos, disse Ivan Fedyakov, chefe da Infoline, uma think tank com sede em Moscou, durante a conferência. Nos próximos 3 a 5 anos, as lojas de descontos serão ocupadas por 50% de marcas próprias, estimou.

Durante os dois últimos anos, os super e hipermercados russos viram suas vendas decrescerem ou ficarem estáveis. Neste contexto, algumas das maiores varejistas russas, a Okay, registrou perdas líquidas de 3 bilhões de rublos (US$ 30 milhões) no segundo trimestre de 2023. As lojas de desconto e as vendas online, no entanto, tiveram crescimento no volume de negócios.   

Acesse aqui a matéria na íntegra

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients