NZ – Produtores lutando com os custos de combustíveis
Custos/NZ – O crescimento dos custos com combustível começam a afetar profundamente os rendimentos dos produtores e a expectativa é de que isso leve ao aumento dos produtos lácteos nas prateleiras dos supermercados.

Os agricultores estão se apertando para cobrir os custos, já que o ponto médio do preço da Fonterra de NZ$ 7,25 por quilo de sólidos do leite (kgMS), [R$ 1,61/litro], permanece abaixo do ponto de equilíbrio calculado pela DairyNZ, que é de NZ$ 7,65/kgMS, [R$ 1,70/litro].
Os custos dos agricultores continuam subindo, mas os preços exorbitantes dos combustíveis estrangulam os orçamentos.
O vice-presidente da Federação dos Produtores de Leite, Karl Dean, disse que o preço do diesel continua na direção errada.
“Eu desejaria que os preços dos combustíveis caíssem. Penso que havia previsão de queda do preço do petróleo esse ano. Mas isso não aconteceu até agora. No momento, encher o tanque de um trator está em torno de NZ$ 500, e provavelmente alcançará NZ$ 700 até o natal”.
Dependendo do trabalho, um tanque pode ser esvaziado após 10 ou 12 horas de trabalho. Isso pode chegar a NZ$ 40.000 no ano.
“Dois anos atrás eu gastava NZ$ 20.000 com dois ou três tratores. Imagina o impacto que isso está causando na indústria e no transporte rodoviário. Pelo relato de um transportador de ração, três anos atrás ele gastava NZ$ 500 por dia para suas operações. Hoje esse valor saltou para NZ$ 800,00. Esse custo dos agricultores irá chegar à comida que está nas prateleiras dos supermercados”.
















