O ponto de menor produção sazonal já passou na maior parte da Europa Ocidental
Leite/Europa – Algumas fontes do setor lácteo informam que a captação semanal de leite na Europa Ocidental começa a aumentar, já tendo ultrapassado o ponto de menor produção.

O percentual de crescimento varia de acordo com a região e as condições do clima. Embora o crescimento sazonal seja iminente, persistem incertezas se a nova temporada trará leite suficiente para atender às necessidades e expectativas da indústria. A percepção de que poderá haver escassez de leite fez com que o preço ao produtor ficasse estável. As indústrias estão pagando entre 40 e 50 euros por 100 kg de leite. O aumento anunciado por uma grande cooperativa para dezembro, de 46,31 euros por 100 kg representou aumento de 4,06 euros em comparação com novembro, devido ao aperto na oferta de leite e a demanda firme por queijo da União Europeia (UE). No mercado spot, o leite pode ser encontrado entre 50 e 60 euros por 100 kg, dependendo da região.
O Conselho Europeu, assinou um tratado de livre comércio com o Chile, e que depois de aprovado pelo Parlamento Europeu entrará em vigor. No entanto, algumas questões não conseguiram avançar para aprovação do acordo de livre comércio UE-Mercosul.

Alguns países do leste europeu continuaram registrando aumento na produção de leite de 2023, na comparação interanual. De acordo com o site Clal, em outubro de 2023 a captação de leite na Polônia foi de 1,043 milhões de toneladas, 1,8% a mais na comparação interanual. Na República Checa a captação foi de 263 mil toneladas, aumento de 1,7% na mesma comparação.
No acumulado do ano, janeiro a outubro de 2023, os dois países captaram 10,895 milhões de toneladas (+1,5%) e 2,7 milhões de toneladas (+1,6%), respectivamente, em relação ao mesmo período de 2022. Ambos os países tiveram variações positivas nos dez meses de 2023.

















