Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 6768

O Índice dos preços dos alimentos da FAO cai em dezembro 

Índices FAO – Em dezembro, o índice de referência dos preços mundiais dos alimentos recuou em relação ao mês anterior, diante de uma queda bastante acentuada nas cotações do açúcar, divulgou a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) na sexta-feira passada.

Fonte: Fonte: FAO – Tradução livre: Terra Viva | Foto de capa: Terra Viva
O Índice dos preços dos alimentos da FAO cai em dezembro 
O Índice dos preços dos alimentos da FAO cai em dezembro 

Índices

O Índice FAO Food Price Index (FFPI), que acompanha a evolução mensal dos preços internacionais dos alimentos comercializados no mundo todo, ficou em 118,5 pontos em dezembro de 2023. Isto representa queda de 1,8 pontos (1,5%) em relação ao nível do mês de novembro. Isto representou queda de 13,3 pontos (10,1%) em relação ao nível de 2022. Em todo o ano de 2023, o FFPI atingiu o valor médio de 124 pontos, ou seja 19,7 pontos (13,7%) menos do que o valor médio de 2022.

O Índice dos preços dos alimentos da FAO cai em dezembro 

Durante todo o ano de 2023, o valor médio do índice foi 13,7% inferior ao registrado em 2022, ficando acima da média no período, apenas o índice dos preços internacionais do açúcar.

O índice FAO dos preços dos Cereais subiu 1,5% em relação a novembro, porque os preços do trigo, do milho, do arroz e da cevada subiram, em parte devido às perturbações logísticas que dificultaram o transporte a partir dos países exportadores. Ao longo de todo o ano, o índice caiu 15,4% em comparação com a média de 2022, devido à boa oferta nos mercados globais, apesar dos subíndices do arroz (todos os tipos de arroz, que integra o Índice FAO dos Cereais) ter aumentado 21% em decorrência das preocupações acerta do impacto do fenômeno El Niño na produção de arroz e às restrições à exportação impostas pela Índia.

O Índice FAO dos preços de óleos vegetais, ao contrário, caiu 1,4% em relação a novembro, em razão das fracas compras do óleo de palma, de soja, colza e girassol. Em particular, houve queda do preço do óleo de soja diante da baixa procura do setor de biocombustíveis e pela melhora das condições meteorológicas nas principais regiões de cultura do Brasil. O valor médio deste índice durante 2023, foi 32,7% menor em relação ao ano precedente.

O índice FAO de preços do açúcar cedeu 16,6% de novembro para dezembro para atingir o nível mais baixo em nove meses, mas o valor ainda é 14,9% superior ao registrado em dezembro de 2022. A queda nas cotações internacionais do açúcar foi decorrente, principalmente ao ritmo sustentado da produção no Brasil, assim como a redução da utilização da cana de açúcar para produção de etanol na Índia.

O Índice FAO de preços da carne caiu 1,0% em relação a novembro, ficando 1,8% abaixo do índice de dezembro de 2022. A queda foi decorrente da persistência da fraca demanda de importação de carne suína pela Ásia. O interesse dos compradores da região por carne bovina e de aves também enfraqueceu, apesar de abundantes disponibilidades exportáveis nas principais regiões produtoras. Em compensação, o preço da carne de ovelha aumentou com a aproximação das festes de fim de ano.

Índice FAO dos Preços dos Lácteos

No sentido contrário, o Índice FAO dos preços dos produtos lácteos registrou aumento de 1,6% em relação a novembro, mas seu valor é ainda 16,1% inferior ao de dezembro de 2022.

O Índice FAO dos preços dos produtos lácteos ficou em 116,1 pontos em dezembro, alta de 1,9 pontos em relação a novembro. Trata-se da terceira alta mensal consecutiva, mas que é 22,2 pontos menor do que o de um ano atrás. A alta do índice em dezembro está sendo atribuída ao aumento dos preços da manteiga, do leite em pó integral e do queijo. No que se refere à manteiga e ao queijo, os preços internacionais foram impulsionados, principalmente, pelo vigor das vendas internas na Europa Ocidental com a aproximação das festas de fim de ano, dentro de um contexto de oferta aperta, apesar da alta sazonal da produção de leite na região. Na outra ponta, houve crescimento da demanda de importação pelo Oriente Médio que também contribuíram para o aumento das cotações do queijo. Por outro lado, a forte demanda mundial de importação provocou uma alta nos preços do leite em pó integral, enquanto os mercados europeus estavam de férias no final de ano.  

Já os preços mundiais do leite em pó desnatado caíram ligeiramente diante de uma demanda fraca.

Em todo o ano de 2023, o Índice FAO dos produtos lácteos atingiu um valor médio de 118,8 pontos, um recuo de 23,6 pontos (16,6%) em relação à média de 2022, e que foi atribuído à apatia da demanda de importação, em particular do mercado spot, em um contexto de estoques abundantes nos principais países importadores, o que explica a queda dos preços dos todos os produtos lácteos.  

O Índice dos preços dos alimentos da FAO cai em dezembro 

Acesse aqui a matéria na íntegra

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients