Continua em alta a média diária das exportações de produtos lácteos
Exp/Imp (média diária) – A média diária das exportações brasileiras de produtos lácteos até a 4ª semana de março mantém a tendência de alta consistente iniciada em janeiro e subiu 134,2% em valor e 90,6% em volume, na comparação com a média de março de 2023.


A média diária das importações mostra comportamento inverso, e caiu 12,5% em valor e 5,2% em volume, até a 4ª semana de março.

A categoria Leite é a responsável por essa mudança de rumos. Representando 92% do volume de produtos lácteos exportados, e 82,5% das toneladas importadas, qualquer alteração no sentido do comércio exterior provoca mudanças significativas na balança comercial. As importações de Leite, até a 4ª semana de março foram as menores, tanto em valor como em volume, desde setembro de 2023. E, a média diária das exportações é a segunda maior desde abril de 2022, só perdendo para o mês de fevereiro, quando foi registrado o maior embarque, em toneladas, de produtos da categoria Leite, desde abril de 2022.

Já a categoria Queijo superou em 118,8% os volumes embarcados até a 4ª semana de março, na comparação com a média diária de março de 2023. Vale ressaltar, no entanto, que a base de comparação é muito baixa. Em março de 2023, o volume de queijos exportados foi o menor desde janeiro de 2022.
A média diária de importação de queijos continua subindo, e até agora, o mês de março bate recorde, tanto em valor como em volume, com aumentos percentuais de 36,8% e 55,9%, respectivamente.

Com estas alterações de rumo, a média diária do saldo negativo da balança brasileira de comércio exterior de produtos lácteos apresenta um certo alívio em relação aos meses recentes, e apresenta o segundo menor déficit desde janeiro de 2023, caindo de -US$ 4.271 mil, em março de 2023, para -US$ 3.283 mil registrado até a 4ª semana de março de 2024.

















