GDT - Um final de temporada fraco, mas melhor do que o previsto no início
GDT – O Índice GDT 355 de 07 de maio de 2024, completou o terceiro evento com alta. Em relação ao GDT 354 de três semanas atrás, o aumento foi de 1,8%.


O índice completou o oitavo evento com aumento interanual, e desta vez subiu 5,8% na comparação com o evento correspondente de 2023. Também recuperou 10% do valor registrado no início de 2024. O Cheddar continua seu movimento pendular, completando 5 eventos de alta e 4 de quedas intercaladas, em 2024, e ficou 7% abaixo de sua cotação de um ano atrás. A média dos preços do Cheddar em 2024, até agora, é de US$ 4.226/tonelada, 8% menor do que a média registrada no mesmo período de 2023, que foi de US$ 4.592/tonelada.

As manteigas continuam brilhando, e neste primeiro evento de maio de 2024, ambas assumem o maior valor para esta época do ano, e a manteiga anidra (AMF) atinge um novo recorde histórico.

Ao contrário das manteigas, os leites em pó estão oscilando abaixo das médias históricas de preços. O leite em pó integral (WMP), um pouco melhor posicionado, está com a cotação 3,7% superior à registrada no evento correspondente do ano passado. Mas o leite em pó desnatado (SMP) recuou 15,6% em relação ao seu valor do 1º GDT de maio de 2023, e perdeu 10% do preço registrado no início do ano.

O cenário é pouco otimista e inspira cautela, pois, o volume de produtos negociados é o menor dos últimos quatro anos, para esta época. Um final de temporada sem grandes perspectivas de aumento da demanda. Mas, como lembrou um relatório do Rabobank, não é muito bom, mas também não é catastrófico. As cotações das commodities, permitirão remunerar os produtores de leite da Nova Zelândia acima das perspectivas sombrias que pairavam no início da temporada, entre agosto e setembro de 2023.

















