Dia de Campo debate avanços na pecuária leiteira
Pecuária leiteira - .Uma das mais importantes bacias leiteiras da Zona da Mata discutiu, no sábado (29), medidas para melhoria do rebanho e da produtividade durante a segunda edição do Dia de Campo ATeG Balde Cheio. O evento, promovido Sistema Faemg Senar e o Sindicato Rural de Rio Pomba, foi realizado na Fazenda Imperial, referência nacional em genética girolando, e atraiu centenas de pessoas.

A programação foi dividida em quatro estações com seminários variados, nos quais os participantes puderam ter contato com temas como melhoramento genético de rebanhos, cuidado no pré-parto para o sucesso da lactação, subprodutos na dieta do gado leiteiro, melhoramento da lactação em vacas recém-paridas e manejo correto do silo.
Sempre em busca de melhorar as cadeias produtivas regionais e a qualidade de vida dos produtores rurais, o Sindicato Rural de Rio Pomba organizou o evento após ouvir as demandas dos produtores locais. “Eu fico emocionado de ver esse lugar cheio, pois demonstra que nosso trabalho está chegando em quem precisa, que são as famílias rurais”, afirmou o presidente do sindicato, José Alfredo Quintão.
Diversos expositores também trouxeram as novidades do agronegócio, como rações, sementes e equipamentos que podem ser usados no campo. Um dos exemplos foi a demonstração de pulverização com drone, feita durante a tarde. Serviços de aferição de pressão arterial e glicose também foram oferecidos. “É uma alegria ver o Dia de Campo dando certo, não dá pra fazer um evento desses sozinho, por isso agradeço aos parceiros por nos ajudar nessa tarefa”, afirmou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão. Ele ressaltou que parcerias como essas engrandecem o evento e trazem mais profundidade e prática às questões abordadas nos seminários.
Para quem participou, a programação trouxe novidades. A produtora de leite Rosimere Alves, está na profissão há 24 anos. No Dia de Campo, já na primeira palestra, ela ficou sabendo de algo que pode melhorar a produtividade em sua propriedade. “Vou começar a fazer melhoramento genético. Recebemos ótimas dicas e queremos implementar na minha propriedade”, comentou.
O Jarilson Coelho, que também produz leite, veio com o casal de filhos e se sentiu tocado pelo que ouviu. “Eu percebi que preciso começar a preparar os meus sucessores não para serem herdeiros, mas sim para darem continuidade ao nosso trabalho”, contou Jarilson.
O evento teve o patrocínio de Sicoob Guaranicredi, Pietro Tech, KGS, Ração Ideal, Soma Alimentação Animal, AC AGro, Laticínios Souvenir, Gambás Eventos, Geóide e Agro Country Pantanal, com apoio da Prefeitura de Rio Pomba, IMA, EMATER, Secretaria de Agropecuária, Fazenda Imperial e Polícia Militar.
















