O déficit da balança comercial de produtos lácteos em julho é o maior da série histórica, em EqL
Balança comercial – Com a queda das exportações e o aumento das importações nos dois últimos anos, o déficit da balança comercial brasileira está sendo consolidado próximo de valores recordes.

De janeiro a julho de 2023 e 2024, o saldo negativo, tanto em divisas, como em Equivalente Litros de Leite (EqL) está em níveis historicamente elevados.

O maior déficit, nas duas variáveis, divisas e EqL, é provocado pelo descompasso entre as exportações e importações de produtos NCM 0402.

Em EqL, tirando leite em pó e queijos, o resultado é positivo.

No entanto, como os produtos NCM0401 e NCM0404 são de menor valor agregado, o maior volume não resulta em divisas suficientes para equilibrar a balança comercial.

Assim sendo, o saldo do comércio brasileiro de produtos lácteos, em EqL no mês de julho de 2024, registra um novo recorde mensal.
















