Com recuperação na oferta, preço ao produtor sobe apenas 1,3% em junho
Preço/Cepea - O preço do leite captado em junho subiu pelo oitavo mês consecutivo. Mas a alta frente a maio foi de apenas 1,3%, em termos reais, de modo que a “Média Brasil” ficou em R$ 2,7524/litro – 3,25% maior que a registrada em junho do ano passado. Desde janeiro, o valor do leite pago ao produtor acumula avanço real de 32,1%. Apesar disso, a média real do primeiro semestre, de R$ 2,46/litro, ainda está 14,3% inferior à do mesmo período de 2023 (os valores foram deflacionados pelo IPCA de junho).

A perda no ritmo de valorização em junho se explica, sobretudo, pelo aumento da oferta nacional. O Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea avançou 4,14% em junho, puxado pelo crescimento médio de 7,2% nos estados do Sul e de cerca de 2% nos demais considerados na “Média Brasil”. E a produção da matéria-prima deve seguir estimulada nos próximos meses, o que pode pressionar as cotações do leite cru no terceiro trimestre. Mesmo com o atraso da safra no Sul e com a seca no Sudeste e no Centro-Oeste, a produção de leite vem se re Equipe Leite: Natália Salaro Grigol, Ana Paula Negri, Marina Donatti Trevisan, Rafael Fracalanza, João Pedro Theodoro, Victoria R. Paschoal e Sérgio P. Lima. Equipe Grãos: Lucilio Alves - Pesquisador Projeto Grãos. Equipe de Apoio | Dr. André Sanches, Débora Kelen da Silva, Carolina Sales, Hillary Oliveira Beltrame, Thais Gomes, Leticia Maia, Jeniffer Watanabe, Raissa Fassio e Livia Campos. Editora Executiva e Pesquisadora: Natália Salaro Grigol. BOLETIM DO LEITE | AGOSTO DE 2024 - ANO 30 - Nº 350 recuperando, devido aos investimentos dos produtores na nutrição do rebanho. Ainda que os custos de produção tenham aumentado em julho, a margem bruta do produtor se manteve em alta na “média Brasil” (ver seção Custos de Produção, na página 6).
Além do avanço na produção interna, as importações continuam elevando a disponibilidade de lácteos no mercado nacional. Em junho, houve aumento de 37,4% nas importações de lácteos, totalizando 251,1 milhões de litros em equivalente leite, segundo dados da Secex compilados pelo Cepea. Essa quantidade supera em 35,3% a internalizada no mesmo período do ano passado (ver seção Mercado Internacional, na página 5).
Ademais, as indústrias de laticínios seguiram com dificuldade em garantir margem nas vendas dos lácteos. Pesquisas do Cepea apoiadas pela OCB mostram que o leite UHT, a muçarela e o leite em pó fracionado se desvalorizaram 5,68%, 2,03% e 0,25%, respectivamente, em julho (ver seção Derivados, na página 4).


















