Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 6928

Rabobank prevê leve aumento do preço do leite ao produtor na Nova Zelândia

Preços/NZ – O Rabobank elevou levemente a previsão do preço do leite ao produtor na temporada 2024/25, para NZ$ 8,60 kg/MS, diante da fraca oferta global de leite.

Fonte: Fonte: FarmersWeekly - Tradução livre: www.terraviva.com.br | Foto de capa: Imagem de Petra por Pixabay
Rabobank prevê leve aumento do preço do leite ao produtor na Nova Zelândia

No 3º relatório trimestral, o Rabobank disse que a produção de leite nas principais regiões exportadoras continuam instáveis nos últimos anos.

Desde o segundo semestre de 2021, a produção total de leite das sete maiores regiões exportadoras (Big-7) – União Europeia (UE), Estados Unidos da América (EUA), Nova Zelândia, Austrália, Brasil, Argentina e Uruguai – mostrou crescimento em apenas 3 trimestres.

“Para 2024, a expectativa é de que essa tendência seja mantida e a produção do Big-7 cresça modestos 0,14% na comparação interanual”, diz a autora do relatório, a analista Emma Higgins.

“O fraco crescimento da oferta de leite ajudará a manter em níveis mais elevados as cotações das commodities lácteas em 2024, repercutindo no faturamento de muitos produtores de leite. Em resposta à melhoria das margens graças ao arrefecimento dos preços da alimentação animal, a confiança dos produtores de leite aumenta, ou pelo menos se mantém estável, na maioria das principais regiões.

Nossa expectativa inicial para 2025 é de que a produção do bloco Big 7 aumente 0,65%. Se isto vier a ser concretizado, a oferta mundial de leite para exportação superaria a média anual dos últimos cinco anos – uma taxa que poderá ser manejada pelos mercados lácteos”.

Do lado da demanda, o relatório destaca que as condições do mercado continuam mistas.

Higgins diz que a nível do varejo, a deflação continua ocorrendo nos corredores dos supermercados da América do Sul, Estados Unidos e na maior parte da UE.

A demanda chinesa por produtos lácteos continua fraca e recentemente o Rabobank revisou para baixo as estimativas de consumo em 2024. À medida que o mercado continua se reequilibrando, a previsão é de que as importações da China cairão 12% em 2024 na comparação interanual. Os volumes importados de leite em pó desnatado (SMP) provavelmente sofrerão o impacto do ajuste, caindo 30% em comparação com os níveis de 2023.

Apesar da retração da China, Higgins disse que o comércio global de produtos lácteos em maio foi amplamente positivo.    

“O comércio global de queijo, produtos derivados de soro de leite e leite em pó integral (WMP) subiu em maio. No entanto, houve quedas consideráveis nas exportações globais de SMP para os dois principais mercados, China e México”, disse ela.

“Felizmente, aumentou o comércio para a Argélia e sudeste da Ásia, reduzindo a queda para a metade, e as exportações de SMP recuaram 5% em relação ao ano precedente. A oferta limitada e os preços elevados explicam o pequeno declínio das exportações de manteiga”.

De acordo com Higgins, a ampla demanda, provavelmente, sustentará os preços das commodities pelo resto da temporada. Assim, o banco revisou a previsão do preço do leite na Nova Zelândia, aumentando 20 centavos e deverá chegar a NZ$ 8,60 por quilo de sólidos (kgMS) em 2024/25.

“E, neste nível, o preço do leite ao produtor previsto será igual ou superior ao ponto de equilíbrio em relação aos custos de produção de leite para a temporada 2024/25”.

Higgins avalia que a oferta e a demanda mundial estão em equilíbrio e que os mercados deverão permanecer “estáveis” no curto prazo, porque as regiões exportadoras levarão tempo para aumentar a produção.

Acesse aqui a matéria na íntegra

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients