O valor do déficit da balança comercial de produtos lácteos cai em 2024, na comparação com 2023
Balança comercial – O resultado da balança comercial brasileira de produtos lácteos no mês de agosto de 2024 caiu 12,7% na comparação com o mesmo mês do ano passado, em valores, e também foi mais baixo do que o resultado de agosto de 2022.


A base de comparação, no entanto, é bastante alta, pois em 2023 o saldo devedor acumulado nos primeiros 8 meses do ano estabeleceu um novo recorde, que foi quase o dobro do recorde de até então. E, apesar da queda de agosto, de janeiro a agosto de 2024, o saldo negativo da balança comercial de produtos lácteos é o segundo maior valor da série histórica.

Os produtos NCM0402 respondem por 64,3% do déficit, enquanto que os NCM0406 são responsáveis por outros 30%. Portanto, as outras categorias respondem por pouco mais de 5% do saldo devedor da balança comercial de produtos lácteos.

Em equivalente litros de leite (EqL) houve queda de 4% no saldo devedor da balança comercial de produtos lácteos, no mês de agosto, na comparação interanual. Entretanto, no acumulado do ano, as compras continuaram expressivas, como em 2023, fazendo com que nos 8 primeiros meses de 2024, em EqL as importações de lácteos superassem em 3,3% o déficit de 2023 no mesmo período, estabelecendo um novo recorde negativo.
E, como pode ser verificado no gráfico, os grandes “vilões” da balança comercial são, novamente os produtos NCM0402 e NCM0406, cujas exportações caem, enquanto as importações crescem.
















