Laticínio da Paraíba conquista premiações com queijos de leite de cabra
Um laticínio de Sumé (PB), que trabalha junto a agricultores familiares, tem conquistado premiações nos últimos dois anos, com sua produção de queijos de leite de cabra. Uma dessas instituições parceiras é a Embrapa, que tem trabalhado junto a cooperativas, laticínios e produtores rurais da região da divisa entre os estados da Paraíba e Pernambuco [maior bacia de leite caprino do país, com produção anual de 7,3 milhões de litros, cerca de 28% da produção nacional

Um laticínio de Sumé (PB), que trabalha junto a agricultores familiares, tem conquistado premiações nos últimos dois anos, com sua produção de queijos de leite de cabra. Em 2023 e 2024, a Associação Gestora de Beneficiamento de Lácteos (Agubel), que trabalha em parceria com 150 criadores de caprinos na região do Cariri Paraibano, obteve premiações nacionais e internacionais, sendo as mais recentes as conquistas de duas medalhas de ouro e uma de prata no XVIII Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (ENEL), realizado de 1º a 4 de setembro em São Luís (MA).
Estas premiações se somam a uma medalha de bronze obtida na edição de 2023 do ENEL e uma medalha de ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil ocorrido em abril de 2024, em São Paulo (SP). Com isso, o laticínio da Associação, que recebe leite de agricultores de sete diferentes municípios para beneficiamento, distribuição e produção de queijos, espera incrementar a renda dos criadores e a qualidade dos produtos.
















