Silagem de trigo é boa escolha para suplementar alimentação de bovinos
Pesquisas da Epamig com o trigo MGS Brilhante mostram vantagens sobre o milho safrinha que incluem menor custo, alto valor proteico, resistência a pragas e boa aceitação pelos animais

O agrônomo e pesquisador da Epamig Maurício Coelho explica que o MGS Brilhante provou que pode ser utilizado sem nenhuma restrição e em qualquer quantidade, seja puro ou misturado em diferentes proporções com a silagem de milho. “Os estudos com gado de leite ainda estão em curso, mas, para o gado de corte, já temos resultados que indicam que não há diferença no peso dos animais entre o trigo e outras silagens, o que o torna mais interessante por ter um custo mais barato”, explica o pesquisador.
Gado de leite
A principal característica que torna essa silagem tão vantajosa é a ausência de aristas, estruturas da semente que causam pequenos ferimentos no rúmen dos bovinos. “O trigo apresenta de 12% a 14% de proteínas, enquanto o milho tem entre 7% e 8%. Além disso, ele tem a fibra longa, um fator importante por estimular a ruminação das vacas de leite, consequentemente, melhorando a absorção de nutrientes pelos animais”, acrescentou Maurício Coelho.
















