Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Especiais Selectus nº 7185

A produção brasileira de leite, após nove anos estagnada no patamar de 35 bilhões de litros anuais, estaria pronta para uma trajetória de crescimento em direção aos 40 bilhões de litros por ano?

Ao analisar os dados da série histórica de 1974 a 2024, observa-se que a produção de leite e o número de vacas ordenadas cresceram continuamente entre 1974 e 2015, enquanto a produtividade aumentou a um ritmo lento. No entanto, no período de 2015 a 2024, a produção total de leite no Brasil e nas suas cinco regiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) manteve-se oscilando em cerca de 35 bilhões de litros anuais. A variação anual foi negativa um pouco acima de 0,05% ao longo desses nove anos, com exceção do crescimento de 1,04% registrado entre 2023 e 2024. Seria esse percentual, o maior do período, um sinal de retomada do crescimento rumo a uma produção anual de 40 bilhões de litros?

Fonte: Apresentação: Terra Viva | Foto de capa: By Terra Viva
A produção brasileira de leite, após nove anos estagnada no patamar de 35 bilhões de litros anuais, estaria pronta para uma trajetória de crescimento em direção aos 40 bilhões de litros por ano?

A informação mais relevante apontada pelos dados refere-se à quantidade de vacas ordenhadas, que mantém uma trajetória constante de diminuição. Este fato caracteriza a grande mudança no desenvolvimento da pecuária leiteira recentemente, com uma melhoria significativa no aumento da produtividade por animal.

Há, sem dúvida, sinais muito consistentes que mostram um despertar da atividade leiteira brasileira, com crescimento baseado na elevação da produtividade. São fatos, inquestionavelmente, alvissareiros em tempos sombrios, marcados tanto pelas importações quanto pelo menor poder aquisitivo da população.

Leia mais......

G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients