Produção / PIB per capita / Produtividade / Vacas Ordenhadas – 3 maiores mesorregiões do Rio de Janeiro
Este material traz dados sobre a produção de leite, PIB per capita, produtividade e vagas ordenadas das 3 maiores mesorregiões do Rio de Janeiro (Sul Fluminense, Noroeste Fluminense e Norte Fluminense), conforme pesquisa do IBGE. Os números mostram a evolução desses indicadores de 2014 a 2024.

No Sul Fluminense, a produção de leite diminuiu e o rebanho recuou, com ganho de produtividade, próximo de 14%. O PIB da mesorregião aumentou e o PIB per capita evoluiu cerca de 41%.
No Noroeste Fluminense, a produção de leite caiu e o número de vacas reduziu, com leve queda de produtividade, próxima de 8%. O PIB da mesorregião aumentou e o PIB per capita subiu cerca de 32%.
Já o Norte Fluminense apresentou queda na produção e redução de produtividade, próxima de 28%. A mesorregião registrou queda de aproximadamente 29% no PIB per capita.
Nos gráficos abaixo: Sul Fluminense leia-se Sul Flum. – RJ; Noroeste Fluminense leia-se Noroeste Flum. – RJ; Norte Fluminense leia-se Norte Flum. – RJ. Indicação resumida para melhor representação gráfica. Os dados de produção de leite devem ser multiplicados por 1000 litros. Em 22/23/24 o IBGE não divulgou dados de PIB das mesorregiões.
Obs.: Para isolar os indicadores do gráfico e fazer comparativos específicos, clique nas linhas que estão na legenda.
[wpdatachart id=310]
[wpdatachart id=309]
[wpdatachart id=308]
















