Produção / PIB per capita / Produtividade / Vacas Ordenhadas – 3 maiores mesorregiões de Mato Grosso do Sul
Este material traz dados sobre a produção de leite, PIB per capita, produtividade e vacas ordenhadas das 3 maiores mesorregiões de Mato Grosso do Sul (Centro-Norte de MS, Leste de MS e Pantanais Sul-Mato-Grossenses), conforme pesquisa do IBGE. Os números mostram a evolução desses indicadores de 2014 a 2024.

No Centro-Norte de MS, a produção de leite apresentou variação ao longo do período e o rebanho também mudou de patamar, resultando em avanço da produtividade. O PIB total da mesorregião aumentou e o PIB per capita evoluiu no intervalo de 2014 a 2021.
No Leste de MS, a produção de leite teve oscilação moderada e o número de vacas variou, com ganho de produtividade ao final da série. O PIB da mesorregião aumentou e o PIB per capita subiu entre 2014 e 2021.
Já os Pantanais Sul-Mato-Grossenses mostraram mudança na produção de leite entre 2014 e 2024. A variação do rebanho impactou a produtividade, que encerrou o período em patamar superior ao inicial. A mesorregião também registrou aumento do PIB per capita.
Nos gráficos abaixo: Centro-Norte de MS leia-se Centro-Norte – MS; Leste de MS leia-se Leste – MS; Pantanais Sul-Mato-Grossenses leia-se Pantanais – MS. Indicação resumida para melhor representação gráfica. Os dados de produção de leite devem ser multiplicados por 1000 litros. Em 22/23/24 o IBGE não divulgou dados de PIB das mesorregiões.
Obs.: Para isolar os indicadores do gráfico e fazer comparativos específicos, clique nas linhas que estão na legenda.
[wpdatachart id=319]
[wpdatachart id=318]
[wpdatachart id=317]
















