Pular para o conteúdo
TerraViva TerraViva®O site do agronegócio do leite desde 1995
Piracanjuba
Destaque Selectus nº 7302

infograficoro

Fonte: Terra Viva
infograficoro

infograficoro

A massa de renda é definida como o produto da renda média pelo número de pessoas de cada classe.

Primeiramente, apresentamos um conjunto de gráficos que analisa a evolução da massa de renda de A a E, nos anos de 2020 a 2024.

No segundo conjunto de gráficos, é analisada a variação do número de pessoas que compõem as classes de renda, de A a E, nos mesmos anos.

No primeiro conjunto, ao clicar nos pontos das linhas de cada gráfico, o leitor acessa as classes de renda correspondentes ao ano selecionado.

No segundo conjunto, igualmente, ao clicar nos pontos das linhas, o leitor acessa o número de pessoas de cada classe de renda em cada um dos anos.

Na leitura por classes, a massa de renda em Rondônia mostra retração em 2020→2021 e recuperação forte nos anos seguintes, com maior intensidade nas faixas mais baixas. Em 2020→2021, todas as classes recuam, com destaque para E: -26,4%, D: -16,2% e A: -7,8%. Em 2021→2022, a recomposição é disseminada e mais forte na base, com E: +50,3%, D: +34,5% e A: +31,1%. Em 2022→2023, o avanço continua em todas as classes, entre +11,3% e +22,3%. Já em 2023→2024, o crescimento segue positivo em toda a distribuição, com destaque para E: +24,1%, D: +16,5% e B: +15,5%, enquanto a classe A sobe +10,5%.

Já a população rondoniense cresce de forma contínua e em ritmo baixo, com variações de +0,4%, +0,2%, +0,3% e +0,3% ao longo do período. No número de pessoas por classes, o comportamento é homogêneo, acompanhando esse mesmo ritmo gradual de expansão.

Nota informativa: o IBGE publicou os valores da renda média por estado, porém, não publicou ainda a massa de renda por classe de renda de A a E. Veja no mapa Brasil, abaixo, as novas rendas médias por estado em 2025.


infograficoro


G100
Publicidade
Tirolez
Publicidade
Arla Foods Ingredients