TerraViva®

O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA

banner1794x230
O Site para o Agronegócio do Leite desde 1995
Edit Content

Terra Viva – Economia e Estatística

ESTATISTICAS DE INTERESSE DA CADEIA LÁCTEA


Selectus: 5484

China será o maior consumidor de queijo do mundo

ESPECIAIS

30 Aug 2018
USDEC – Tradução livre: Terra Viva

Queijo/China – “Rocky” Jia quando criança não sabia o que era queijo. Até os 25 anos de idade não havia provado, e conseguiu um emprego na Jenny Lou’s, uma rede de supermercado chinesa que fornece produtos importados de alta qualidade.

O garoto que nunca havia provado um queijo, agora supervisiona a compra de queijos no mundo todo para o varejo. Jia é ao mesmo tempo uma metáfora e o testemunho do crescimento do amor pelo queijo na China, um alimento raramente encontrado na dieta tradicional chinesa.

Quando ele aceitou o trabalho na Jenny Lou’s, Jian começou provando gouda, cheddar e parmesão. Agora ele gosta de queijos mais fortes, como o bleu. Ele adora o colby jack americano.

“À medida que a economia da China continua crescendo e nossa sociedade continua aberta a outras culturas, existe mais interação com o Ocidente e outros países que produzem queijos”, disse Jia, 37 anos, em uma entrevista em seu escritório. “Há maior aceitação dos queijos entre os consumidores chineses”. O queijo se torna rapidamente o favorito das multidões em grandes cidades, especialmente entre a população jovem. Tendências alimentares entre os jovens e abastados se espalharão, sem dúvida.

Os números não mentem

O volume de queijo importado pela China aumentou mais de 50 vezes desde o ano 2000, saindo de menos de 2.000 toneladas para mais de 108.000 toneladas em 2017. Outra estatística: As importações chinesas de queijo crescem a taxas anuais de 27%. A China é o 7º comprador mundial de queijos em volume, mas, está apenas começando.

A China se tornará o maior comprador mundial de queijos em dez anos e pode atingir essa marca até antes, disse Ross Christieson, Diretor na unidade de Negócios do USDEC no Norte da Ásia. Isso é notável para um país que acaba de descobrir o queijo.

Christieson enumera os cinco grandes impulsionadores:

1 – Aumento da classe média e famílias com maior poder aquisitivo

2 – Uma nova geração de consumidores sofisticados e com maior liberdade, nascidos desde 1980

3 – O crescente poder e facilidade do comércio eletrônico entregando queijo nas portas da China

4 – A popularização da pizza de estilo ocidental, juntamente com o aumento da utilização de queijo por padarias e consumo familiar

5 – Cadeias de foodservice introduzindo mais queijos para a degustação dos chineses

Exportações de queijo dos Estados Unidos para a China cresceram em 2017

A China é um importante mercado em crescimento para a indústria de laticínios dos Estados Unidos, com grande foco em queijos.

Em 2017, os Estados Unidos venderam US$ 577 milhões de produtos lácteos para a China, um crescimento de 49% em relação ao ano anterior. As exportações de queijos subiram 46%.

A indústria de laticínios dos Estados mantém 3 milhões de empregos. Se os fornecedores de queijo dos Estados Unidos continuarem rumo à China, significará mais exportações e mais empregos nos Estados Unidos. “Com uma oferta abundante de leite, os exportadores de lácteos dos Estados Unidos estão equipados para atender à crescente demanda chinesa, não apenas de queijo, mas, de uma ampla gama de lácteos nutritivos e de alta qualidade, produzidos com segurança e sustentabilidade”, disse o presidente do USDEC, Tom Vilsack.

As tarifas surgem como novo desafio

O crescimento deste ano enfrentará o desafio das tarifas, como parte do desacordo comercial entre a China e os Estados Unidos.

Os Estados Unidos anunciaram tarifas sobre uma lista de produtos chineses em 15 de junho. A China, em retaliação no mesmo dia, anunciando tarifas sobre centenas de importações dos Estados Unidos, incluindo diversos produtos lácteos. As tarifas chinesas chegam a 25% na maioria dos produtos lácteos dos Estados Unidos. Assim, ficamos em desvantagem em relação à Nova Zelândia e União Europeia, grandes exportadores que disputam a crescente demanda de queijo por 1,4 bilhão de pessoas. População quatro vezes maior que a dos Estados Unidos.

Parceria única de queijo: China e Estados Unidos

Apesar das tarifas, a China é um mercado que permanece vital para a indústria de laticínios dos Estados Unidos no longo prazo, e estratégica para o aumento das exportações.

É um grande motivo para ajudar o povo chinês a “dizer queijo”. Se as exportações para a China continuarem a aumentar, elas darão um grande impulso à indústria de laticínios dos Estados Unidos que é responsável por 2,9 milhões de empregos.

Alta do queijo nos Estados Unidos

Sentado em sua mesa para uma entrevista utilizando um tradutor, Jia explica porque o queijo não estava disponível em sua cidade natal, Luoyang, uma cidade de 1,8 milhão de habitantes. “Simplesmente não havia queijo”, diz ele. “Os chineses também não tinham KFC ou McDonald’s”.

Em 12 anos, Jia trabalhou como gerente da sede da Jenny Lou’s em Nongzhanquan, no distrito de Chaoyang, em Pequim, onde supervisiona a compra de queijos em todo o mundo.

“Construa que eles virão” é uma expressão clássica do filme de baseball “Field of Dreams”. Jia diz o mesmo em relação aos consumidores chineses: “Traga queijo norte-americano que vamos comê-lo”.

“No momento, os consumidores chineses ainda estão em um estágio inicial em relação”, diz Jia. “Mas, veja o que aconteceu com os hambúrgueres. Os americanos enviaram para o mercado chinês, e os chineses aceitaram imediatamente. Isso é o mesmo conceito que pode ser aplicado aos queijos”.

China será o maior consumidor de queijo do mundo Leia mais no texto original: https://terraviva.com.br/selectus/?idto=18913&not=china-sera-o-maior-consumidor-de-queijo-do-mundo-18913 Queijo/China – “Rocky” Jia quando criança não sabia o que era queijo. Até os 25 anos de idade não havia provado, e conseguiu um emprego na Jenny Lou’s, uma rede de supermercado chinesa que fornece produtos importados de alta qualidade. @2025 TerraViva®- É livre o uso da matéria desde que sejam informadas as fontes. + outras noticias em: https://terraviva.com.br/outras-noticias
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Plataforma de Gestão de Consentimento by Real Cookie Banner